Como vender mais no WhatsApp, 5 dicas práticas
Vender mais no WhatsApp vai muito além de responder ao “bom dia” do cliente.
79% dos usuários se comunica com empresas no WhatsApp, sendo que 58% o fazem para comprar e 51% para receber promoções e ofertas, de acordo com pesquisa da Opinion Box. Ou seja, cada vez mais, o WhatsApp vem se consolidando como um poderoso canal de vendas.
Porém, para vender mais no WhatsApp, não basta responder o “bom dia” do cliente e esperar de braços cruzados. O relacionamento pelo aplicativo é muito diferente de um e-commerce e, principalmente, das vendas físicas.
Pensando nisso, listamos algumas dicas práticas para você vender mais no WhatsApp e aproveitar todo o potencial do canal!
1. Use o WhatsApp Business
Se você ainda não o fez, o primeiro passo é configurar o WhatsApp Business para configurar um perfil profissional para o seu negócio. Além de ter acesso a mais recursos, você conseguirá disponibilizar informações valiosas para os seus clientes, como redes sociais e catálogo de produtos.
O WhatsApp Business ainda permite configurar mensagens automáticas e de ausência, que irão te ajudar no atendimento e relacionamento com os clientes, mesmo fora do horário comercial.
2. Converse apenas com quem te autorizar
Um dos grandes problemas que as empresas enfrentam no WhatsApp Business é o bloqueio do número. Isso acontece devido ao envio de mensagens em massa, principalmente, quando as pessoas não te autorizaram para tanto.
49% das pessoas não se importam em receber mensagens de empresas no aplicativo, desde que elas tenham fornecido o seu número às empresas. Portanto, não caia na cilada de comprar números de pessoas que não se inscreveram, pois isso não vai aumentar a sua conversão. E, pelo contrário, pode te levar a um bloqueio que não será revertido.
3. Responda o quanto antes e personalize a mensagem
Vender mais no WhatsApp é sinônimo de personalização da mensagem e agilidade. Estudos indicam que 5 minutos é o tempo máximo ideal para responder ao cliente. Não consegue ter tanta agilidade? Tudo bem, se você mantiver uma média de até 20 minutos, isso irá te ajudar.
Além da agilidade, é fundamental que a pessoa certa receba a mensagem, produto ou promoção mais adequado. Conforme você for interagindo com os clientes, identifique suas preferências e organize os contatos com etiquetas para que eles recebam conteúdo relevantes e não bloqueiem o seu número.
4. Ofereça atendimento humanizado
O atendimento humanizado acontece quando você compreende como o seu cliente se comunica e adequa as mensagens. Por exemplo, se seus clientes preferem o envio de áudio, faça a comunicação por áudio. Se eles gostam de chamadas de vídeo, disponha-se a fazer e assim por diante.
Quem deve se adequar ao cliente é a sua empresa. Cuidado para não ser invasivo e ligar ou enviar áudios antes que o cliente demonstre essa disponibilidade.
5. Relacionamento vende
Por fim, é fundamental entender que, para vender mais no WhatsApp, é preciso se relacionar. A pessoa que iniciou a conversa, provavelmente, será interrompida e pode acabar esquecendo de te responder. Esse lead não deve, jamais, ser descartado!
A comunicação pelo WhatsApp é diferente da que acontece presencialmente ou pelo telefone, afinal, a pessoa não está 100% focada em você. Por isso, é fundamental manter a conversa, retomar a negociação e, até mesmo, continuar nutrindo o lead com informações, promoções e novidades sobre a sua empresa.
Precisa de mais ajuda para vender mais pelo WhatsApp? Entre em contato com a Coruja!