Conteúdo duplicado no SEO
Conteúdo duplicado é aquele que aparece em mais de um local no seu site. Entenda como ele afeta o SEO.
O conteúdo duplicado no SEO é um dos vilões mais conhecidos quando o assunto é o posicionamento orgânico de um site. E, toda vez que as informações se repetem no seu site, o conteúdo está duplicado.
Porém, o Google já é bem inteligente (e como!) e as coisas não são levadas tão ao pé da letra. Ainda assim, é fundamental entender melhor sobre conteúdo duplicado para não cair numa armadilha bem comum de ficar repetindo palavras-chave.
Por que evitar conteúdo duplicado?
De acordo com o próprio Google, o conteúdo duplicado só vai prejudicar o seu site se ele parecer malicioso. Ou seja, se ele for realizado com a intenção de manipular os resultados de busca.
Em outras palavras, se você tiver um e-commerce e precisar que o mesmo produto apareça em páginas diferentes, não tem problema. O problema começa quando essa repetição ocorre em forma de spam nos backlinks ou, até mesmo, para tentar aumentar o volume de uma palavra-chave no site.
Ainda assim, é importante tentar evitar ao máximo o número de conteúdo duplicado no SEO. Se você tem várias páginas com o mesmo assunto, por exemplo, além de concorrer com você mesmo, você aumenta as chances de o Google errar ao mostrar uma página do seu site para determinada busca.
Aposte da experiência do usuário
A experiência do usuário é um dos fatores de grande relevância no SEO. E não é à toa, quando você investe em usabilidade, o ROI do seu site aumenta.
Reduzir conteúdos duplicados também faz parte de uma boa estratégia de experiência do usuário. Por isso, ao invés de focar em volume, foque sempre em qualidade!
Não fique repostando
É muito comum fazer guests posts para trocar backlinks. Os guests posts nada mais são do que conteúdos que você escreve para que um blog parceiro os publique.
Um grande erro no SEO é pegar esses mesmos conteúdos e repostar no seu blog. Acreditando que isso irá aumentar a visualização do post.
Tome cuidado, porque isso é bastante prejudicial para o SEO. O Google é capaz de identificar quem foi o publicador original daquele conteúdo. E é aí que o conteúdo duplicado começa a ficar bem perigoso no orgânico. Afinal, o Google leva o plágio muito a sério.
Precisa de ajuda para fazer uma revisão do conteúdo do seu site, focando no SEO? Entre em contato com a gente, que vamos ajudá-lo!