Ter competitividade no e-commerce não é uma tarefa nada fácil. Muitas vezes, mesmo marcas já consolidadas em seus mercados, enfrentam dificuldades em tornar a loja virtual rentável e manter o crescimento.
Isto acontece porque o mercado digital é competitivo e estamos lidando com informações em tempo real. Ou seja, o consumidor tem diversos parâmetros para tomar a decisão de compra.
Dessa forma, é fundamental prestar atenção aos mínimos detalhes para aumentar a competitividade no e-commerce.
Será que você precisa rever as condições oferecidas para os clientes?
Imagine entrar numa loja escura, suja e com um odor desagradável. Provavelmente, você sairia correndo de lá e não compraria nada, certo?
Pois a lógica com um e-commerce é similar. Se a sua loja não está em uma boa plataforma, você dificilmente oferecerá uma experiência interessante ao usuário. E, consequentemente, perderá vendas.
Aqui, além de prestar atenção na velocidade de carregamento das páginas e em como a loja é exibida no mobile, é fundamental apresentar a marca e os produtos.
Parece óbvio, mas muitas empresas estruturam a loja de forma confusa, não apresentam informações importantes sobre o produto, entre outros deslizes.
Pense que, na loja virtual, não há um vendedor para ajudar os seus clientes. Portanto, é vital deixar tudo exposto de maneira clara e fácil de encontrar.
Um e-commerce com apenas uma opção de pagamento é bastante complicado. Oferecer alternativas é sempre melhor para não perder clientes.
Tente trabalhar, ao menos, com cartão de crédito e boleto. Se puder oferecer algumas parcelas sem juros, melhor ainda!
Quanto mais você facilitar a compra, maior será a competitividade no e-commerce e, consequentemente, maiores as chances de vender.
Um dos grandes impeditivos para que uma compra seja finalizada é o frete. Seja porque o seu valor está alto demais ou porque o prazo é muito longo.
Muitas vezes, pode ser difícil conseguir condições melhores de frete, especialmente quando a empresa é pequena.
Ainda assim, existem alternativas como fazer um contrato junto aos Correios ou usar plataformas de envio, como a Melhor Envio. Nesta última opção, você consegue preços melhores com os Correios, além de poder usar algumas transportadoras, mesmo com um volume baixo.
Com isso, é possível oferecer fretes mais atrativos aos clientes e parar de perder vendas.
Por fim, mas longe de ser menos importante, saiba que um bom atendimento é fundamental para ganhar competitividade no e-commerce.
Muita lojas perdem vendas e deixar de fidelizar os clientes porque não prestam atenção a este ponto.
É fundamental oferecer mais de um canal de atendimento ao cliente. Além de responder dúvidas e reclamações de maneira idônea e transparente.
Fidelizar os seus clientes, inclusive, é uma poderosa estratégia para se tornar referência no mercado.
E você, acha que precisa melhorar em um desses pontos que levantamos aqui?
Automated page speed optimizations for fast site performance