User Experience (UX): comece a focar nele agora
O User Experience (UX) tem como objetivo estudar e compreender a experiência do usuário em todo o processo de compra.
O User Experience (UX) é uma disciplina que tem sido cada vez mais discutida. Afinal, em mercados tão competitivos, entender o comportamento do seu cliente faz toda a diferença para se sobressair.
Inclusive, em muitos segmentos, focar em UX pode ser determinante para vender mais e aumentar as conversões.
Por isso, este é um daqueles artigos que você não pode deixar de ler!
Mas, afinal, o que é User Experience?
O UX é uma disciplina com o objetivo de estudar e compreender como se dá a interação de um usuário com um produto ou serviço. E isto vale tanto para o ambiente digital, como sites, quanto para locais físicos.
O User Experience tem como objetivo acompanhar e aprimorar todo o processo da jornada do cliente. Portanto, ele envolve desde o momento de divulgação, até o pós-vendas.
Em outras palavras, UX vai muito além de um site bacana. Ele realmente visa entregar valor para a pessoas e oferecer uma experiência altamente positiva com a marca.
Vantagens e importâncias do User Experience
Vale dizer que o UX o foco está em ver as coisas pela perspectiva do usuário ou cliente. Portanto, cada etapa da jornada é acompanhada e avaliada. Afinal, entender o ponto de vista do outro requer estudos, e não apenas intuição ou opiniões.
Quando este tipo de foco é aplicado a um negócio, é possível melhorar constantemente os serviços e os produtos.
Ou seja, a grande importância do User Experience está em justamente oferecer o que há de melhor para o seu cliente. E, com isso, atender às suas necessidades de forma plena e ganhar diferenciais competitivos.
A partir daí, a empresa ganha em diversos outros aspectos. Focar no UX, por exemplo, permite criar sites e lojas virtuais mais intuitivos e amigáveis. Como resultado, o posicionamento na busca orgânica do Google tende a ser melhor.
O conhecimento extraído da disciplina também ajuda na tomada de decisão. Consequentemente, é possível economizar recursos e melhorar as vendas.
Por fim, uma das maiores vantagens do UX é justamente aumentar o valor percebido pelo cliente. E, com isso, incrementar os níveis de retenção e de fidelidade.
Por onde começar a aplicar o User Experience
O primeiro passo, como sempre, é entender a jornada do seu cliente, além de suas necessidades e desejos.
Depois, é fundamental ter muita clareza nos objetivos de comunicação da empresa. Assim, será possível alinhar aquilo que vocês pretender falar com o que as suas personas entendem como relevante.
A partir daí, serão necessários muitos testes e pesquisas. Lembre-se de que UX não deve ser baseado em achismos, mas sim, em dados.
Por fim, é fundamental definir métricas para acompanhar os resultados. Dessa forma, será possível manter uma constante evolução e aprimorar constantemente a experiência do usuário.