Técnicas de Copywriting que te farão vender mais
Copywriting são técnicas de escrita que tornam os textos mais persuasivos e, consequentemente, levam as pessoas à ação, como cadastros ou vendas.
Fazer um bom Copywriting é uma arte. Afinal, ele une técnicas que permitem despertar gatilhos mentais e incentivar as pessoas à tomarem a ação desejada, como comprar um produto ou serviço.
Ainda assim, truques de escrita antigos e que, à primeira vista, parecem batidos, funcionam muito bem. E isso não é nenhum segredo, afinal, o ser humano segue padrões de comportamento e responde à técnicas de persuasão.
Quer entender melhor como usar o Copywriting a seu favor para melhorar a conversão? Veja, a seguir, algumas técnicas que vão ajudá-lo!
5 técnicas altamente eficazes de Copywriting
1. Acordos progressivos
Os acordos progressivos incentivam a sua audiência a dizer “sim” à medida em que ela vai tomando contato com a sua comunicação. Dessa forma, quando você apresentar a oferta, as pessoas também estarão mais dispostas a falar “sim” mais uma vez.
A ideia aqui é fazer com que a audiência reconheça problemas ou pensamentos que ela já têm ao longo do seu texto. Ou seja, faça perguntas que foquem nos sentimentos e dores da sua persona, como:
Você deseja vender mais sem elevar os seus custos?
O seu sonho é ter uma equipe de vendas de alta performance?
Então, essa solução é para você!
2. Promessas extraordinárias logo no título
O título do seu texto, esteja ele em um e-mail marketing ou em um artigo de blog, é a grande chance de chamar a atenção do seu público. Portanto, nada melhor do que apresentar uma promessa incrível logo de cara para despertar o interesse.
Além disso, o título é um dos elementos mais importantes do Copywriting. Portanto, é fundamental desenvolver um bom trabalho com ele.
A ideia aqui é, de fato, apresentar uma promessa extraordinária e que “brilhe os olhos” da sua audiência. No entanto, ela precisa ser provada ao longo do seu copy.
Um bom exemplo é a Fórmula de Lançamento, que usa a seguinte promessa:
Você vai aprender como ter 6 dígitos de faturamento em apenas 7 dias.
3. Visualização de futuro
Outra excelente técnica de Copywriting é levar a sua audiência a imaginar como será a vida dela após a compra da oferta.
Crie um quadro mental detalhado, sempre focando nas emoções, para que as pessoas consigam visualizar a sua promessa.
Aqui, você pode usar novamente a técnica de acordos progressivos. Repetir um mesmo termo, que sirva como âncora, ao longo do texto também costuma ajudar!
4. Promessas apresentadas em listas
As listas sempre estão presentes em um bom Copywriting. Isso acontece porque elas são objetivas e fáceis de serem lidas. E é por isso que um bom texto sempre traz as principais promessas em forma de listas.
Cada ponto deve trazer um benefício da sua oferta, de forma clara e objetiva. Tente não ultrapassar duas frases em cada um dos pontos e, novamente, alinhe com as expectativas da sua persona e traga bastante emoção.
5. Três opções para serem escolhidas
Por fim, ao final da sua copy de vendas, apresente 3 opções derradeiras para o seu público tomar a decisão. Mostre que chegou o momento da pessoa escolher entre:
- Ignorar entre tudo o que foi dito e continuar enfrentando o problema atual;
- Tentar resolver o problema sozinho, o que vai custar mais e levar mais tempo;
- Tomar a decisão inteligente e comprar a oferta que resolverá o problema de vez.
Com essas técnicas de Copywriting, suas chances de melhorar a conversão aumentarão exponencialmente! E, se precisar de ajuda com o seu lançamento, não deixe de entrar em contato com a gente.