Como usar Google Analytics e extrair o máximo de valor da ferramenta
O Google Analytics é uma ferramenta online e com versão gratuita bastante completa. Ele permite entender a fundo o comportamento dos seus clientes e avaliar os resultados de ações e campanhas na internet.
Apesar de contar com uma série de funcionalidades, aprender a como usar Google Analytics é uma tarefa relativamente fácil. E o melhor de tudo: os dados extraídos vão ajudar a otimizar os seus investimentos e aumentar as conversões.
Ficou curioso? Então, aprenda a usar o Google Analytics no post de hoje!
O que é o Google Analytics
Como você já deve ter imaginado, essa é uma ferramenta do Google. O Google Analytics funciona a partir da instalação de um código nas páginas do site que devem ser monitoradas. Com isso, ele consegue coletar as informações dos acessos e transformá-las em relatórios extremamente completos.
A ferramenta tem um painel inicial em que você poderá visualizar algumas estatísticas em tempo real do site. Além disso, é possível ver um resumo dos dados dos últimos 7 dias, como a quantidade de usuários que visitou o site, os dias de semana de maior movimento e as principais fontes de acesso.
O Google Analytics ainda traz uma série de relatórios em que é possível saber quais as páginas do site mais visitadas, quais as fontes que geraram essas visitas, o número de vendas ou conversões realizadas, entre outros dados.
Conheça as principais métricas da ferramenta
Como dissemos, o Google Analytics traz uma infinidade de informações sobre o seu site. E, se você possui uma loja virtual, esses dados ainda podem ser integrados com as vendas e as campanhas de Google AdWords, por exemplo.
No entanto, existem algumas métricas que costumam ser muito úteis para quase que todos os tipos e segmentos de empresas. São elas:
Sessões
A sessão seria algo similar a uma visita ao seu site. No entanto, o Google Analytics não considera como uma sessão aqueles usuários que abrem e fecham a página sem interagir com ela.
Usuários
Com essa métrica é possível identificar a quantidade de visitantes únicos no período. Ou seja, se uma pessoa acessou o site da empresa por 5 vezes no período que você selecionou (digamos, 1 semana), a sua visita constará como 1 usuário apenas.
Taxa de rejeição
Esse é um excelente indicador de qualidade das visitas que estão sendo atraídas ao seu site, especialmente se o conteúdo é o principal aspecto trabalhado. A taxa de rejeição aponta quantas pessoas abriram a página e a fecharam em seguida, sem realizar nenhum tipo de interação.
Se a sua empresa tem um blog, por exemplo, e a taxa de rejeição está alta, é sinal de que a estratégia de conteúdo precisa ser revista.
Páginas por sessão
Outra métrica que revela a qualidade dos acesso ao site, as páginas por sessão traz o número média de páginas que são acessados durante uma sessão, ou seja, durante uma visita.
Quando maior esse número for, mais tempo as pessoas passarão navegando pelo conteúdo do site.
Fontes de tráfego
Esse é um dado bastante valioso para avaliar o retorno das campanhas de marketing digital. Há um relatório no Google Analytics em que é possível visualizar todas as fontes que geraram visitas ao site, bem como a quantidade de vendas ou conversões de cada uma delas.
Isso significa que é possível entender quantas visitas os anúncios no Facebook estão trazendo, por exemplo, ou o número de pessoas que chegaram ao site por meio de uma busca no Google. Aqui, ainda pode-se acompanhar os resultados das campanhas do Google AdWords.
Palavras-chave
A última métrica que gostaríamos de apresentar neste guia de como usar Google Analytics é a de palavras-chave. Além de visualizar os termos pagos que mais geraram visitas ou conversões, você tem acesso às palavras orgânicas que cumpriram com esses objetivos. Isso significa que é possível entender o que as pessoas buscam para chegar até o seu site.
Esse dado é bastante valioso para entender melhor o que os seus potenciais clientes precisam e, com isso, aprimorar a estratégia de marketing digital. Além disso, insights podem ser extraídos desse relatório para aprimorar o desenvolvimento de produtos ou aproveitar oportunidades pouco exploradas.
Ficou mais claro o que é e como usar Google Analytics? Se ainda tiver uma dúvida, publique-a nos comentários para que possamos ajudar!