Gestão de crise nas redes sociais: o que fazer
A grande maioria das marcas vai chegar em um momento em que precisará evitar uma crise nas redes sociais. E, quando essa hora chegar, é importante estar preparado e não agir no calor do momento.
É importante entender que, muitas vezes, a crise também é desencadeada por elementos que não estão no seu controle. Por isso, adotar processos, alinhar a comunicação com a equipe e manter a calma são passos fundamentais.
Que tal entender melhor sobre uma gestão de crise nas redes sociais antes de você se ver no meio do olho do furacão? Siga com a leitura e veja as dicas que separamos!
Evitar é sempre o melhor caminho
Aqui na Coruja, a maioria de nossos profissionais está no mercado de Marketing Digital há muitos anos. Por isso, podemos afirmar que muitas das crises que vimos, infelizmente, foram causadas pela própria empresa.
É claro que nunca há a intenção de gerar esse tipo de situação negativa. No entanto, tentar evitar conflitos é sempre o melhor caminho.
Será que a sua marca realmente precisa participar de uma discussão polêmica? Ou, então, aproveitar o último assunto do momento para fazer um post?
Falhas na comunicação, seja entre a equipe ou com os clientes, também costumam ser um prato cheio para gerar uma crise nas redes sociais.
Por isso, mantenha a marca sempre fiel ao seu posicionamento e garanta com que todos estejam trabalhando de forma alinhada. Com isso, você já evitará muitas situações desagradáveis.
Não ignore os sinais
A gestão de crise nas redes sociais também exige agilidade e o reconhecimento de que algo não está certo.
Evite ignorar os sinais dos clientes e, quando identificar que as coisas estão fugindo da normalidade, dê início às ações para reverter o quadro.
Quanto mais rapidamente você agir, maiores as chances de conter a crise logo no início. Dessa forma, você evita que o assunto gere uma repercussão grande e contém impactos negativos maiores.
Não minta e seja transparente
Quando chegar o momento de fazer um posicionamento, é fundamental jamais mentir ou omitir informações.
Pense que estamos vivendo na era das informações. Ou seja, as pessoas não são bobas e sabem exatamente quando a empresa está tentando alterar os fatos.
Se a marca errou, assuma, peça desculpa, mostre quais as medidas tomadas e siga em frente. Afinal, o pior que você pode fazer nesses momentos é tentar culpar terceiros ou manipular dados.
Acompanhe os impactos
Por fim, não é só no momento em que a crise nas redes sociais aconteceu que a sua equipe deve acompanhar. É fundamental continuar monitorando no longo prazo.
Com isso, será possível entender quais os impactos que a crise trouxe para a marca. Além de seguir com a adoção de novas medidas.
Precisando de ajuda para lidar ou evitar uma crise nas redes sociais? Entre em contato com a gente!