Não é frescura! Entenda a importância do Briefing no Marketing
Sabe quando o trabalho com uma agência começa e você recebe aquele e-mail com um monte de perguntas para responder? É sinal de que é hora de responder o famoso e importante Briefing!
Se você acha que esse é um detalhe desnecessário ou uma perda de tempo, sugerimos que dedique 15 minutos para a leitura desse texto.
Vamos provar para você a importância do Briefing. Além de elencar quais os benefícios que ele pode trazer para a sua campanha ou projeto!
O que é Briefing?
Antes de tentarmos te convencer, é importante esclarecer o que é Briefing. Esse é um documento muito usado por agências de propaganda e marketing para entender melhor o cliente ou o trabalho que será realizado.
No Briefing, são respondidas perguntas como o objetivo da ação, os diferenciais do cliente, o perfil do público e o tom da comunicação.
Em outras palavras, essa é a grande diretriz do trabalho que está por acontecer.
4 motivos para te convencer da importância do Briefing
1. Tempo é dinheiro
São raros os casos em que há tempo de sobra para pensar em uma campanha com calma, fazer ajustes e avaliar o resultado final. Normalmente, o prazo é bem apertado. E, por isso, a demora para “acertar a mão” pode acabar custando muito dinheiro.
Como fazer, então, para aumentar as chances de a agência acertar logo de primeira?
Simples! Basta dar as informações que são importantes para que tudo fique de acordo com o esperado.
Por mais afinidade que a agência tenha com a sua empresa, é importante lembrar que você não pode deixar os índices de acerto por conta da sorte.
Assim, quanto mais informações a agência tiver sobre o que precisa ser feito, mais rápida e certeira será a entrega.
2. Refação também é dinheiro
A refação é uma grande reclamação tanto por parte das agências quanto por parte do cliente. Afinal, ter que fazer novamente uma peça ou um planejamento é frustrante e cansativo. Além de poder, inclusive, se tornar um causador de atrito entre as duas partes.
Resolver esse tipo de situação é muito mais simples com um bom Briefing. Dessa forma, você diz para a agência exatamente o que é esperado e as chances de acerto são muito maiores!
3. Alinhe as expectativas
A importância do Briefing também está em trazer informações fundamentais para o projeto. Como a verba para a campanha e os objetivos que precisam ser atendidos em uma linha do tempo.
Ao deixar claro essas informações , você evita com que a agência pense muito “fora da caixinha”. Com isso, não são propostas ações que não cabem no bolso ou que estejam fora das expectativas.
Por isso, não encare o budget, principalmente, como uma informação que precisa ser guardada a 7 chaves. O quanto antes a agência tiver acesso a essa informação, mais fácil será de propor uma estratégia que realmente faça sentido para o momento atual da sua empresa.
4. Facilite o trabalho dentro da agência
O que muitas empresas não sabem é que o Briefing também ajuda no fluxo interno da agência. Tenha em mente que serão envolvidas diferentes áreas no seu projeto, como Planejamento, Design, Business Intelligence, entre outros.
E essas informações serrão transmitidas por um representante da agência. Normalmente, o Gerente de Contas que foi até a sua empresa ouvir o que vocês precisavam.
Por isso, para evitar o “telefone sem fio”, valorize a importância do Briefing respondendo às perguntas de forma clara e honesta.
Com isso, as informações não se perdem e, novamente, o resultado é muito mais ágil e eficaz!
Está convencido da importância do Briefing? Então, da próxima vez que as perguntas chegarem, não deixe de dar uma atenção especial para elas! Você vai ver que esses minutos vão valer muito a pena depois.