Use estes gatilhos mentais para vender mais online
Os gatilhos mentais atuam como um despertador de emoções, que indicam automaticamente qual a melhor decisão.
Tomar decisões não é fácil e, na maioria das vezes, nosso cérebro o faz sem que pensemos muito no que está acontecendo. E é exatamente nesse ponto que entram os gatilhos mentais.
Eles são como mecanismos que enviam comandos para que tomemos decisões rapidamente. É quase como se algo fizesse um “clique” em nossa cabeça para que executemos a ação desejada.
Mas onde as vendas online entram nisso tudo? Conhecer os gatilhos mentais permite que nós os usemos da nosso favor em campanhas e páginas de vendas.
Dessa forma, podemos despertar emoções nos clientes e levá-los à ação desejada, ou seja, à conversão.
Que tal conhecer alguns desses gatilhos mentais para começar a usá-los no seu planejamento? Vamos lá!
1. Gatilho de escassez
Este, talvez, é um dos gatilhos mentais mais usados. Afinal, nosso cérebro dá um peso muito maior às perdas do que aos ganhos.
O gatilho de escassez é aquele que usa abordagens como “vagas limitadas” ou “poucas unidades em estoque”. Por meio dele, o cliente sente a urgência em realizar sua compra naquele momento para não ficar sem a oferta.
2. Gatilho de urgência
O gatilho mental de urgência está relacionado ao tempo, mostrando que não podemos demorar muito para tomar uma decisão.
Normalmente, para acioná-lo, é usado um contador que mostra que a oferta vai acabar em X minutos.
3. Gatilho de novidade
Cada vez mais, as pessoas querem estar por dentro das novidades e do que está acontecendo no mundo. Neste sentido, o termo “lançamento” pode ter um poder bem grande no universo de vendas.
O gatilho de novidade é potencializado quando associado com a surpresa e com a curiosidade. Ou seja, você pode ir liberando dicas para aguçar as pessoas e, com isso, criar mais expectativas para quando as vendas começarem.
4. Gatilho de confiança
A confiança pode ser construída por meio de depoimentos de clientes ou com prova de autoridade. Ela nada mais é do que o motivo pelo qual o seu cliente pode confiar em você.
Portanto, se outras pessoas já comprovaram a eficiência daquilo que você vende, é sinal de que você sabe do que está falando.
Este é um gatilho mental menos imediato, uma vez que ele é construído no relacionamento com os clientes.
5. Gatilho de dor
Todo mundo que faz uma compra, seja de produto ou serviço, busca resolver um problema ou uma dor.
Portanto, mostrar claramente como a sua oferta pode resolver aquela dor, é uma excelente maneira de melhorar as conversões.
Vale reforçar que essa dor pode ser qualquer coisa, desde a economia gerada com a oferta até comodidade ou outros tipos de ganhos.
Além desses gatilhos mentais, existem diversos outros. No entanto, é importante dizer que, para que eles aumentem as vendas a longo prazo, é preciso usá-los de forma ética.
Em outras palavras, estude-os e os utilize de maneira respeitosa e de forma com que eles sejam condizentes com a sua oferta.
Precisando de ajuda, não hesite em entrar com contato conosco!