Proposta de valor: como criar para sua empresa
A Proposta de Valor é o que vai destacar o seu negócio e criar diferenciais.
A proposta de valor é o que estabelece o diferencial competitivo da sua empresa em relação aos concorrentes. Ela nada mais é do que o valor entregue aos clientes, a partir da compra dos seus produtos e serviços.
Em outras palavras, a proposta de valor é aquilo que, de fato, resolve os problemas das suas personas, fazendo com que a sua marca seja a primeira opção no momento da compra.
Dessa forma, ela é super importante para melhorar as vendas do seu negócio e fidelizar clientes.
O que é proposta de valor
Vale dizer que a proposta de valor precisa, obrigatoriamente, ser única. Afinal, se ela for igual ou similar à da concorrência, não será um diferencial.
Ela nada mais é do que o principal benefício entregue aos seus clientes. Ou seja, ela representa o grande motivo pelo qual as pessoas devem comprar de vocês, e não, dos concorrentes.
Em resumo, a proposta de valor é uma afirmação dos benefícios, sejam eles tangíveis ou emocionais, que geram valor ao cliente.
Foco no cliente
Para que faça sentido, a proposta de valor precisa ser reconhecida como extremamente benéfica pelos clientes. Portanto, ela deve ser pensada com foco total nas personas.
Mas é exatamente aí que o desafio aparece, afinal, para acertar, a empresa precisa conhecer profundamente os anseios e problemas dos clientes e, nem sempre, há essa disposição.
Vale dizer também que, muitas vezes, as empresas confiam que um bom produto é suficiente para conquistar os clientes. Infelizmente, não é. Inclusive, não é incomum vermos produtos inferiores com muito mais prestígio de vendas.
Isso acontece porque o cliente precisa de uma certeza de que aquele produto o trará os benefícios que ele deseja. E é aqui que muitas marcas falham na comunicação.
O que uma boa proposta de valor precisa ter
Além dos pontos acima, uma boa proposta traz alguns parâmetros essenciais para que cumpra com a sua função. São eles:
- Clareza: quanto mais clara ela for, mais facilmente transmitirá a mensagem ao consumidor.
- Linguagem: é preciso adequar a comunicação ao seu público, sempre.
- Transparência: a proposta precisa ser cumprida e precisa ser realista.
- Direcionamento: ela não vai (e nem deve) agradar a todos. Crie conexão com as suas personas e apenas com elas.
Por fim, vale dizer que a proposta tem, no máximo, 2 frases, justamente para que ela seja clara e objetiva.
E aí, a proposta de valor da sua empresa se encaixa nos requisitos acima?