Checklist de SEO Para Redesign de Site
O redesign envolve grandes alterações no seu site. Por isso, fazer um checklist de SEO é fundamental para para evitar grandes quedas no ranking.
O checklist de SEO nos ajuda a fazer o redesign de um site de maneira organizada e com foco na performance. Afinal, este tipo de projeto demanda grandes alterações, mudanças de código e revisão da estrutura do site. Portanto, é normal perder algumas posições no ranking logo em seguida, para, depois, melhorar o posicionamento.
Muito mais do que deixar o site bonito, o redesign é importante para aumentar a taxa de conversão, atualizar o site, torná-lo responsivo para todas as plataformas e, claro, melhorar o SEO.
Se a sua empresa pretende passar por este processo, não deixe de salvar este checklist de SEO para não deixar nenhum ponto importante de lado!
1. Faça uma varredura do conteúdo atual
O conteúdo é uma das bases de um bom projeto de SEO. Quando o site vai passar pelo redesign, é fundamental entender quais são as páginas atuais do site e quais delas possuem maior relevância no orgânico.
A partir daí, é possível entender quais páginas podem ser mescladas, quais devem ser redirecionadas e quais não são mais relevantes.
Para fazer essa análise, considere os dados de tráfego e rankeamento.
2. Atualize a arquitetura de informação
Não há nada pior do que um site confuso, no qual as pessoas não conseguem encontrar as informações que precisam.
A arquitetura de informação é como você organiza o seu site, o que vai refletir diretamente no sitemap. Aqui, não existe uma receita para seguir, afinal, este trabalho depende diretamente do ramo da sua empresa e das informações que constam no site.
No entanto, é fundamental criar um fluxo que facilite ao usuário encontrar as informações e que não deixe nenhuma página importante “escondida”.
3. Otimize o conteúdo que fica
O conteúdo que será mantido no seu site também deve passar por uma revisão. Atualize conteúdo antigo, foque nas palavras-chave com bom rankeamento e traga novos dados. para enriquecer o conteúdo Com isso, você pode aumentar (e muito) o tráfego orgânico para o seu novo site.
4. Fique de olho na velocidade da página
Por fim, tome muito cuidado para que o redesign não fique bonito, porém, deixe o site lento.
A velocidade de carregamento da página é um dos atributos mais importantes para o SEO e para os usuários que acessam o seu site. E um atraso de 1 segundo pode comprometer totalmente as suas métricas e desempenho.
Otimize as imagens para que elas tenham o tamanho correto, reduza o número de requisições HTTP e simplifique o CSS e o JavaScript.
A velocidade do site, inclusive, deve ser uma das premissas ao elaborar o projeto de redesign.