Pop-ups e SEO, como vencer este dilema
Pop-ups e SEO não é a melhor combinação, mas há um caminho para usá-los sem prejudicar o posicionamento do seu site.
Usar ou não usar pop-ups? No SEO, muitos dos mecanismos de busca, como o Google, os consideram invasivos e, portanto, atribuem penalidades para os sites que os possuem.
Por outro lado, de acordo com alguns estudos, os pop-us podem chegar a uma taxa de conversão de mais de 9% (quando implementados de maneira correta, claro).
Esses dois fatos nos levam a um grande dilema: usar os pop-ups e aumentar a taxa de conversão do site, mas prejudicar o SEO? O que fazer?
Não crie pop-ups intrusivos
O grande problema do Google com os pop-ups é quando eles atrapalham a experiência do usuário na página e se tornam intrusivos. E isso fica ainda pior quando falamos da navegação no mobile.
Então, o primeiro passo é evitar inserir pop-ups intrusivos no seu site com essas dicas:
- Só use pop-ups na versão mobile se eles forem extremamente necessários;
- Evite pop-ups que cubram o conteúdo da página ou que obriguem o usuário a tomar uma ação antes de navegarem pelo site;
- Não abra novos pop-ups toda vez que o usuário mudar de página.
Faça de maneira correta
É importante dizer que o Google não odeia os pop-ups, em geral, ele apenas não gosta quando eles são intrusivos. Aqueles que falam sobre os Cookies ou a Política de Privacidade, por exemplo, são bem-vindos.
Anote essas dicas para usar os pop-ups sem prejudicar o SEO:
- Mantenha o tamanho do pop-up a 15% da tela;
- Pop-ups atrelados à intenção de saída do usuário do site são bem-vindos;
- Se for fundamental usar um pop-up mais intrusivo, desabilite-o na versão mobile do site.
Quando o assunto são pop-ups e SEO, pode ser bem confuso entender o que deve e o que não deve ser feito. Por isso, conte com o apoio da Coruja, uma agência especialista em SEO.