SEO Cluster de Tópicos: entenda o que está mudando
Com as novas mudanças no SEO, o cluster de tópicos visa organizar as páginas de conteúdo de um site.
O SEO é uma atividade que demanda constante estudo e atenção. Afinal, enquanto você lê esse texto, os mecanismos de busca, como o Google, estão atualizando seus robôs.
O objetivo dos mecanismos é sempre o mesmo: aparece em primeiro no Google o site com o maior potencial de responder ao que o usuário pesquisou. É por isso que o conteúdo tem sido cada vez mais importante no Marketing Digital.
No SEO, a novidade mais recente em termos de estratégia é o cluster de tópicos. Ou seja, uma maneira de organizar as páginas de um site para que elas fiquem mais “limpas” e intuitivas.
Antes de tudo, entenda a evolução do SEO
As estratégias de SEO são sempre baseadas nas mudanças dos mecanismos de busca. Por sua vez, os mecanismos de busca tentam se adaptar ao comportamento dos usuários. Ou seja, no final das contas, o SEO precisa focar em pessoas e comportamento.
Antes, as pesquisas eram baseadas em palavras-chave simples, como “restaurante em São Paulo”. Atualmente, as buscas são mais longas e complexas. As pessoas, literalmente, fazem perguntas ao Google.
Com isso, o Google vem mudando para se adaptar a essa nova maneira de buscar. Assim, ele usa outros fatores para mostrar os resultados na página, como sinônimos e a localização do usuário. Na última grande alteração, o Rankbrain, o Google lançou um algoritmo de aprendizagem para entender o contexto das buscas. Ou seja, o algoritmo passou a associar a pesquisa atual com consultas semelhantes anteriores e, assim, encontrar os melhores resultados.
A consequência de todas essas mudanças é que os sites das empresas também precisam mudar. Assim como a produção de conteúdo e as estratégias de SEO.
O que são cluster de tópicos no SEO
Todos já sabem que um bom conteúdo é útil e relevante dentro do segmento da empresa e de acordo com as dúvidas das personas.
Agora, novos estudos estão revelando que, no SEO, cluster de tópicos também podem melhorar significativamente o rankeamento de um site nas buscas.
Os clusters de tópicos visam reorganizar a estrutura de um site para que os subtemas de um conteúdo sejam relacionados entre si e tenham uma página pilar. Ou seja, há uma página que fala sobre esse tópico de conteúdo de uma forma aprofundada. Além disso, ela relaciona links para as demais páginas, que falam sobre pontos específicos ou complementares desse tópico.
Em outras palavras, a organização de um conteúdo dentro de um site se torna mais específica, e não tão genérica. E isso é positivo tanto para os usuários quanto para os mecanismos de busca.
A importância dos clusters de tópicos
Vamos partir do princípio de que a sua empresa tem um blog. Conforme o blog vai sendo alimentado, novas páginas são criadas no seu site, tornando sua estrutura repleta de links e complexa.
Como resultado, é mais difícil para o Google rastrear todas as páginas do seu site rapidamente. Além disso, muitas vezes, essas URLs podem começar a competir entre si, fazendo com que os esforços de SEO fiquem fragmentados.
O SEO cluster de tópicos serve para, justamente, organizar de forma mais cuidadosa essa estrutura complexa. Com isso, o Google saberá qual página deve ser priorizada para cada um dos tópicos. Como resultado, a página pilar ganha mais força.
Além disso, essa organização em cluster informa para os mecanismos de pesquisa que a sua empresa oferece profundidade para aquele conteúdo. E adivinha o que o algoritmo do Rankbrain adora? Isso mesmo, o seu site é recompensado por essa organização com posições superiores na pesquisa.
Como organizar o site com clusters de tópicos
O grande segredo aqui é parar de pensar o SEO apenas em palavras-chave e começar a pensar em tópicos. Portanto, o primeiro passo é revisar as páginas do seu site e agrupá-las por temas.
Pense que a página pilar deve responder todas as perguntas relacionadas àquele tópico. Além disso, ela será uma plataforma para cobrir de maneira satisfatória os outros posts do blog que falar sobre esse tema.
Outra dica aqui é que a página pilar também não deve abranger um tópico restrito ou palavras-chave de cauda longa. Em outras palavras, ela é mais ampla.
Sim, essa é uma estratégia de SEO que costuma ser mais complexa. No entanto, aqui na Coruja, nós estamos prontos para ajudá-lo com isso!