SEO em microsites faz toda a diferença! Veja como implementar
Um microsite possui apenas uma ou poucas páginas. Geralmente, hospedado em um domínio diferente e para tratar um assunto específico.
Realizar um bom trabalho de SEO em microsites é fundamental para melhorar a visibilidade e a conversão da sua empresa. Afinal, um microsite visa cumprir com um objetivo específico, como apresentar um produto ou diferencial da marca.
Apesar de serem sites mais simples e com menos conteúdo, é possível trabalhar algumas técnicas de SEO. No entanto, um projeto do tipo requer muito conhecimento, uma vez que o Google pode interpretar a otimização como tentativa de burlar o algoritmo.
Quer entender melhor como funciona um projeto de SEO em microsites? Siga com a leitura!
Cuidado com o Black Hat
Não é incomum que algumas empresas e profissionais utilizem os microsites para tentar manipular os algoritmos dos mecanismos de busca. Com isso, os microsites servem a única função de gerar backlinks para o site principal, sem se preocuparem com a qualidade ou o conteúdo da página.
Há muitos anos, essa estratégia até podia ser eficaz. Porém, o Google vem se aperfeiçoando e realizar esse tipo de prática vai acabar se voltando quando você.
Para você ter uma ideia, o Google consegue identificar o proprietário do domínio e entender que é a mesma pessoa que está criando vários microsites. Como resultado, esses backlinks não contam e, muitas vezes, o domínio é penalizado.
Outro ponto importante aqui é que o Google identifica quando há ganho de backlinks num pequeno espaço de tempo e em grande volume.
Ou seja, cuidado ao criar microsites apenas para tentar cortar caminho no SEO. Você, provavelmente será pego!
Foque em conteúdo de alta qualidade
Um dos grandes desafios do SEO em microsites está na produção de conteúdo. O Google gosta de conteúdo novo e é por isso que os blogs são tão importantes para a busca orgânica.
Quando o site tem uma ou duas páginas, oferecer conteúdo sempre novo é uma tarefa difícil ou quase impossível. Portanto, a dica aqui está em apostar em páginas pilares e extremamente focadas em um assunto. Com isso, você consegue criar uma referência para as suas personas, melhorando a relevância dos microsites.
Crie links com base na arquitetura da informação
Apesar de não ser recomendado usar os microsites apenas para ganhar backlinks, é importante pensar em uma arquitetura da informação entre eles e o site principal.
O primeiro passo é mapear o objetivo de cada uma das páginas e entender como os usuários navegam por elas e procuram por informações.
A partir daí, você consegue construir uma ordem mais lógica e objetiva de link entre as páginas, melhorando a experiência do usuário e facilitando o trabalho dos algoritmos.
Foque em palavras-chave de cauda longa
Por fim, o grande segredo do SEO em microsites está em focar na experiência dos usuários e oferecer conteúdos altamente relevantes, que respondam à dúvidas ou resolvam problemas.
As palavras de cauda longa vão te ajudar com isso, ao mesmo tempo em que elas adotam uma estratégia mais inteligente: a de não brigar por termos genéricos, onde a competição com grandes blogs e sites é maior.
Quanto mais específicas forem as palavras, menor será a concorrência. Consequentemente, suas chances de alcançar as primeiras posições no Google aumentar!
Precisando de ajuda para fazer SEO em microsites? Entre em contato conosco que temos o conhecimento necessário para te ajudar!