5 Mitos do Marketing Digital que podem estar te atrapalhando
Como todo assunto que está em alta, alguns mitos do Marketing Digital se popularizaram nos últimos anos. E, acreditar cegamente neles, fará com que a sua empresa perca muito tempo e dinheiro.
O Marketing Digital é muito dinâmico. E isso significa que o que era eficaz há alguns anos pode não ser mais tão verdadeiro atualmente. Além disso, nem sempre o que deu certo para um concorrente também vai dar certo para a sua empresa.
Mas, então, o que é verdade e o que não passa de grandes mitos no Marketing Digital?
Confira essa lista que preparamos e não caia em algumas ciladas perigosas!
1. O SEO pode ser realizado apenas uma única vez
O SEO ou otimização de sites tem sido um dos grandes assuntos debatidos no momento.
Consequentemente, a grande maioria das empresas está demonstrando interesse em apostar na estratégia. E não é por menos: o SEO tem o poder de melhorar a visibilidade da marca. Mas sem precisar investir mais em anúncios.
No entanto, é importante entender que a otimização de um site não é uma prática isolada e, muito menos pontual. Afinal, não adianta fazer uma revisão do site para, depois, deixar o SEO de lado.
Essa é uma tarefa que precisa ser revista e atualizada constantemente. Dessa forma, conseguir links externos, tonar o site mais rápido e selecionar os termos importantes é um trabalho diário.
Mesmo porque, o comportamento das pessoas e, inclusive, os requisitos do Google mudam a todo momento. E você precisa acompanhar!
2. Relevância é sinônimo de ser sempre o primeiro
Este é outro dos mitos de Marketing Digital comuns. Quando falamos de SEO e de anúncios no Google, o primeiro pensamento é de que é preciso estar na primeira posição para ter resultados.
Por mais contraditório que possa parecer, estar em primeiro lugar nem sempre é o melhor para conquistar os objetivos. Além disso, é comum que a palavra-chave principal do seu negócio também não seja aquela que traz mais conversões.
Na maioria das vezes, vale a pena apostar em termos mais específicos para conseguir uma boa autoridade e, consequentemente, mais vendas.
Lembre-se de que a segmentação é o grande “pulo do gato” para otimizar os resultados.
3. E-mail marketing é uma prática ruim
Como muitos não gostam de receber e-mails promocionais de empresas, é natural acreditar que essa é uma prática chata e que não traz resultados.
Mas a realidade não é bem assim. Por isso, o nosso terceiro item dos mitos do marketing digital é sobre o e-mail marketing!
O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta para reter clientes e aumentar as vendas de lojas virtuais.
Se você ainda está com um pé atrás, aqui vão algumas estatísticas para mudar a sua percepção da efetividade do e-mail marketing:
- Os e-mails são 40 vezes mais efetivos para trazer novos clientes do que as redes sociais (CampaignMonitor);
- Clientes que compram via e-mail marketing gastam 138% mais que aquelas que não recebem esse tipo de comunicação (Convince&Convert);
- O e-mail marketing possui uma taxa de conversão direta 69% maior do que as redes sociais e outros canais offline (DMA).
4. Atendimento em redes sociais pode ser feito por qualquer pessoa
Esse é um erro muito comum quando o assunto é redes sociais. E, infelizmente, é um dos que trazem resultados mais negativos e a longo prazo para as marcas.
O SAC é um assunto que deve ser tratado com muita seriedade e realizado por pessoas altamente qualificadas. Quando falamos das mídias sociais, é importante ter em mente que a exposição e a velocidade de informações é muito maior.
Com isso, qualquer deslize ou falta de preparo podem se transformar em uma crise terrível para a sua marca. Comprometendo, assim, a imagem e levando a perder oportunidades de conquistar novos clientes.
Por isso, tome muito cuidado quando for escolher a pessoa ou empresa que vai representar a sua marca nas redes sociais!
5. Os resultados do Marketing Digital são garantidos e rápidos
Muitas empresas que se aventuram no universo do Marketing Digital o fazem acreditando que conseguirão resultados rápidos. No entanto, a prática está muito distante dessa crença.
Como as ações realizadas na internet podem ser mensuradas e acompanhadas em tempo real, é normal que as exigências sejam maiores do que no Marketing tradicional.
Porém, é importante ter em mente que os resultados dependem diretamente de uma boa estratégia e de investimentos condizentes. Dessa forma, não adianta exigir o resultado de uma grande empresa com um investimento 5 vezes menor em campanhas, por exemplo.
Também é preciso ter claro o fato de que o Marketing Digital exige aprendizados, otimizações e tempo. Assim, desconfie de quem promete conquistas muito grandes em um curto espaço de tempo.
Afinal, o potencial de conquistas está diretamente relacionado a um planejamento adequado! E, se você já quiser começar com o pé direito, não deixe de conferir esse passo a passo para começar a atuar com o Marketing Digital!