AIDA: atenção, interesse, desejo e ação no Marketing
O conceito AIDA, apesar de soar como uma palavra engraçada, é de extrema importância para o Marketing Digital. Esse é o acrônimo para 4 elementos fundamentais em qualquer comunicação: atenção, interesse, desejo e ação.
Além disso, o AIDA elenca os estágios pelos quais todas as pessoas passam antes de se tornarem clientes. Por isso, ele é fundamental para que as suas campanhas e peças sejam efetivas e cumpram com o objetivo.
Quer conhecer melhor o conceito AIDA e entender como usá-lo no Marketing da sua empresa? Então, você não pode deixar de ler esse texto!
Atenção
Antes de tudo, é importante que o seu potencial cliente note a sua campanha, oferta ou peça. Por isso, a atenção é o primeiro elemento do conceito AIDA.
Para tanto, é preciso ter muita cautela ao usar as cores, elementos e demais identidade visual da sua marca em uma peça. É importante que ela seja impactante e, ao mesmo tempo, transmita a mensagem certa.
Usar cores contrastantes e dar destaque apenas às informações relevantes são duas boas dicas para isso. No entanto, outros elementos como velocidade do carregamento do site e chamadas atrativas também podem fazer a diferença!
Interesse
Assim que a sua marca chamar a atenção do potencial cliente, é chegado o momento de despertar o interesse. Afinal, você não quer apenas que a pessoa ache a peça bonita. E sim, tome a ação desejada!
Para tanto, é importante trabalhar muito bem os títulos, subtítulos e textos. Mostre às pessoas como a sua empresa pode ajudá-las e o que tela tem de diferente a oferecer.
Quando falamos de campanhas no Google AdWords ainda é fundamental que a palavra-chave buscada apareça tanto no anúncio quanto em destaque no site. Ou seja, nada de tentar pregar peças para despertar o interesse do seu público e depois não entregar o prometido!
Desejo
A atenção e o interesse no AIDA não costumam durar mais do que alguns segundos. Mas quando entramos no desejo, é sinal de que a sua empresa começará a ser analisada de forma mais criteriosa.
Nesse estágio, o potencial cliente pesquisa se a sua empresa pode cumprir com o oferecido e se vocês são uma opção viável e de confiança. Por isso, apresentar depoimentos de clientes e dar garantias são recursos que podem jogar a seu favor nesse momento.
Mas tome cuidado para não tornar muito complexa uma decisão mais simples. Tente equilibrar o nível de complexidade da decisão do cliente com os argumentos que você vai oferecer.
Ação
O objetivo final de toda empresa com o Marketing Digital é levar o potencial cliente a uma ação, certo? Seja ela vender, gerar contatos ou aumentar o engajamento, é importante que a sua estratégia também contemple essa última letra do AIDA.
Isso significa que a sua empresa não deve ficar no caminho e facilitar ao máximo a vida das pessoas. Exigir o preenchimento de formulários longos demais ou “esconder” informações no site, por exemplo, só vão atrapalhar.
E, claro, deixe bem explícita a ação que você deseja do seu público. Nós, por exemplo, queremos que você entenda melhor a jornada do cliente. Por isso, recomendamos que você leia esse artigo aqui o quanto antes!