Entenda como funcionam os anúncios no Facebook
Os anúncios no Facebook são poderosos aliados para aumentar a visibilidade e conquistar mais clientes para a sua empresa.
Com eles, é possível segmentar um perfil específico de pessoas, captar leads, gerar mais acessos ao site e, claro, angariar novos seguidores para a sua página.
Promover posts e banners no Facebook tem se tornado ainda mais importante. Afinal, estima-se que apenas 12% das pessoas que seguem uma página na rede recebam os conteúdos publicados.
Quer entender melhor como funcionam os anúncios no Facebook? Então não deixe de continuar com a leitura!
Anúncios no Facebook: como começar
Antes de tudo, é preciso saber que existem duas maneiras de anunciar no Facebook.
A primeira delas é clicar diretamente no botão “patrocinar”, que fica disponível em baixo de cada post.
Nós não recomendamos muito esse método, uma vez que ele é limitado ao formato de posts. Além de não explorar todas as opções de segmentações e análise de resultados oferecidos pelo Facebook.
A segunda maneira é via Gerenciador de Anúncios, disponível no menu do seu perfil pessoal. Lá, você poderá adicionar contas de diferentes empresas e criar campanhas e anúncios dos mais diversos tipos.
Entenda os tipos de campanhas
Existem 3 tipos de campanhas diferentes no Facebook. E elas são agrupadas de acordo com os objetivos.
No primeiro grupo temos as campanhas focadas em visibilidade. Basicamente, elas permitem alcançar o maior número de pessoas dentro do perfil desejado para ampliar o conhecimento da sua marca.
No segundo grupo estão as campanhas com foco em consideração. Ou seja, em impactar pessoas que já tem alguma afinidade com a marca ou produto/ serviço.
Nessa opção, estão os anúncios para conquistar seguidores, captar leads, aumentar o engajamento de posts. Além de iniciar mais conversas via mensagem privada.
Por fim, temos as campanhas de conversão. Ou seja, vendas ou qualquer outra ação desejada a ser realizada no site.
Como funciona a estrutura dos anúncios
Agora que você já conhece os tipos de campanhas oferecidos pelo Facebook, é importante conhecer como funciona a lógica para anunciar na rede social.
O primeiro passo, claro, é definir o objetivo e o tipo de campanha. Depois, você passará para a criação do conjunto de anúncios. É nessa fase que você vai determinar o orçamento, a segmentação de público e o local em que os anúncios serão exibidos.
Vale dizer que o orçamento pode ser tanto diário quanto por um período definido por você.
Nas segmentações, é possível encontrar tanto opções demográficas quanto de interesses e hábitos. Por fim, os anúncios podem aparecer no feed do usuário, na lateral direita da página, no Instagram ou apenas no celular.
O último passo é a criação propriamente dita dos anúncios no Facebook. Dependendo do objetivo escolhido, você precisará criar chamadas e imagens.
Dicas para anunciar no Facebook
Agora que você já sabe como funcionam os anúncios no Facebook, chegou a hora de anotar algumas dicas para explorar o melhor da ferramenta.
Antes de tudo, tenha em mente que o Facebook é uma rede social extremamente visual. Ou seja, você vai precisar caprichar nas fotos e nos banners dos seus anúncios.
Além disso, o Facebook penaliza a exibição de imagens que tenham mais de 20% de sua área com texto. Por isso, use esse recurso para captar a atenção e deixe a parte informativa para as chamadas e textos dos anúncios.
Essa pode parecer uma dica boba, no entanto, a maioria das empresas se esquece de criar anúncios que realmente sejam relevantes para o seu público.
Imagine que os seus clientes valorizem muito brindes. Criar uma campanha focada em novidades, então, pode não ser o melhor caminho para esse exemplo.
Outro ponto fundamental é deixar o call-to-action ou a chamada para a ação bem clara. Se você deseja que as pessoas comprem algo, você precisa dizer isso nos anúncios.
Por fim, não se esqueça de acompanhar os dados e fazer ajustes nas campanhas do Facebook para que elas tragam melhores resultados. Esse é um recurso valioso da ferramenta e você deve tirar o melhor proveito dele!
Contar com a ajuda de uma agência de marketing digital especializada no assunto pode ser o melhor caminho para criar campanhas de resultado no Facebook.
Para acertar na escolha, não deixe de conferir as nossas dicas aqui!