Como tirar o máximo de proveito das redes sociais
Já se foi o tempo em que as redes sociais eram vistas apenas como lazer e entretenimento.
De acordo com uma pesquisa da PwC Brasil, 77% dos consumidores afirmam que canais como Facebook e Instagram influenciam em suas decisões de compra. Além disso, 43% dos entrevistados conheceram novas marcas por meio dessas ferramentas.
Ou seja, as redes sociais representam enorme poder de visibilidade, relacionamento com clientes e vendas. E isso não vale apenas para quem possui uma loja virtual.
Ficou animado com os dados e quer tirar o máximo de proveito das redes sociais? Veja algumas dicas para chegar lá!
1 – Tirar proveito das redes sociais é diferente de estar em todas
O marketing digital é muito dinâmico. Por isso, é comum que novas redes sociais surjam com frequência. E, cada vez que isso acontece, a curiosidade é despertada e todos querem entender quais as novas possibilidades que foram criadas.
No entanto, é preciso saber diferenciar o que faz e o que não faz sentido para a sua marca nas redes sociais. Na maioria das vezes, marcar presença em todas elas não fará necessariamente com que os resultados aumentem.
Entenda a fundo o perfil dos seus clientes e analise quais as redes mais usadas por eles. Com isso em mente, defina em quais canais a marca deverá atuar.
Essa medida permitirá ter uma presença mais frequente e mais forte nos lugares certos!
2 – Cuidado com a frequência de posts
Outro equívoco bastante comum é achar tirar o máximo de proveito das redes sociais é equivalente a fazer muitos posts.
Entenda que o objetivo do Facebook e da maioria dessas ferramentas é entregar o conteúdo mais relevante às pessoas. Dessa forma, de nada adianta publicar um monte de coisas todos os dias se elas realmente não fizerem a diferença na vida das pessoas.
Escolha sempre a qualidade ao invés da quantidade. Muitas marcas, inclusive, já preferem fazer poucos posts por semana e, assim, investir mais recursos neles.
Então, que tal usar as redes sociais para publicar vídeos, realizar transmissões ao vivo ou trazer especialistas para resolverem dúvidas sobre alguns assuntos? Você vai perceber que esse tipo de abordagem vai começar a render muito mais interações.
3 – Enxergue além do número de curtidas e de comentários
Nas redes sociais existem diferentes tipos de perfis de pessoas. Algumas poucas gostam de criar conteúdo, enquanto outras preferem interagir e debater em conteúdos criados por terceiros.
Porém, a grande maioria está ali apenas como expectador. São pessoas que clicam em links de matérias, dão risadas de imagens engraçadas e se emocionam com vídeos, mas que não preferem não curtir ou comentar os posts.
Será que os clientes da sua empresa não estão entre esse último grupo?
Essa reflexão é importante para que você comece a analisar os indicadores de resultados que realmente demonstrem se as estratégias estão ou não no caminho certo. Ou seja, se o público da sua marca não interage nas redes sociais, de nada vai adiantar acompanhar o crescimento de interações, certo?
Tenha em mente que os resultados das ações em redes sociais vão muito além dessa zona comum. Comece a mensurar e a focar nos dados que realmente importam para que seja possível otimizar os resultados.
4 – Deixe o orgânico para os programas de culinária
Infelizmente, depender apenas do alcance orgânico dos posts nas redes sociais está cada vez mais difícil. Ou seja, para impactar as pessoas, você precisa começar a destinar uma verba para fazer campanhas no Facebook, Instagram, YouTube e onde mais precisar.
Mas isso não precisa ser encarado como algo negativo, pelo contrário. São as campanhas que permitirão que você impacte pessoas que ainda não conhecem os produtos e a marca e, assim, expanda a sua base de clientes.
Que tal, então, começar a prever alguma verba para as ações no Facebook ou Instagram da sua empresa? Com certeza, você conseguirá extrair aumentar o proveito das redes sociais dessa forma!