4 dicas para montar um bom formulário de cadastros de leads
O formulário de cadastro de leads é o que permite a troca entre os dados dos usuários e o material ou benefício que você está oferecendo.
Uma estratégia de captação de leads de sucesso depende, entre outros, de um formulário de cadastro eficaz. Afinal, é por meio dele que as pessoas deixarão os seus dados em troca daquilo que você está oferecendo, como um conteúdo ou um desconto.
O formulário de cadastro é um dos elementos mais importantes de uma Landing Page. Portanto, quando ele não é bem desenvolvido, a taxa de conversão se torna baixa. E, consequentemente, sua campanha não entrega o esperando.
Mas, como fazer para criar um bom formulário de cadastro? É isso que vamos te ensinar a seguir!
1. Pense na relação de troca
Para que um usuário deixe os seus dados com você, ele precisa ganhar algo interessante em troca. Afinal, ninguém quer ser bombardeado de e-mails irrelevantes no futuro.
Portanto, por mais que você já tenha comunicado nos anúncios e e-mails anteriores, enfatize também no formulário de cadastro o que está sendo oferecido.
Você pode usar imagens que ilustrem a oferta e ainda deixá-la bem clara no CTA.
2. Cuidado com o excesso
Vivemos a era do imediatismo. E não há nada pior do que precisar preencher um formulário de cadastro gigante e que solicita informações complexas.
Quando mais simples e objetivo você for, melhor! Portanto, solicite apenas o essencial, como e-mail e telefone.
Lembre-se de que esse é apenas um filtro inicial para você alimentar a sua base de leads. Depois, você terá a oportunidade de qualificá-la melhor.
3. Seja ágil na resposta
Se o formulário de cadastro vai liberar um conteúdo exclusivo ou um desconto, não demore para dar o retorno ao seu lead.
O ideal é liberar o link logo após o envio do formulário e ainda enviar um e-mail reforçando a oferta. Assim, você não corre o risco de o seu lead deixar passar aquilo que ele queria.
4. Foque na usabilidade
Muitas vezes, os formulários de cadastro não prezam pela usabilidade. Com isso, eles tornam a vida do lead mais difícil, o que impacta diretamente na taxa de conversão.
Cuidado com fontes pequenas e com cores que não permitam uma boa leitura. Mais cuidado ainda com a maneira como o formulário será exibido no celular e com o tempo de resposta da página.
Por fim, vale reforçar: cuidado com os formulários longos! Eles fazem o lead desistir antes mesmo de começar. E, com certeza, você não vai precisar de tantos dados assim logo de início.