Como criar Email Marketing seguindo as boas práticas
Não torça o nariz antes de ler esse post! O email marketing ainda é uma poderosa ferramenta de vendas e relacionamento. E por mais que você não goste de receber e-mails de empresas, você pode estar perdendo ao deixar de usá-lo.
Para você ter uma ideia, um e-mail é 40 vezes mais efetivo para adquirir clientes do que as redes sociais. Além disso, 44% dos destinatários de e-mail realizam ao menos uma compra por ano baseados em um e-mail promocional. Sendo que as compras realizadas por esse canal são 138% maiores no ticket médio. (Fontes aqui).
Para isso, no entanto, é preciso iniciar uma campanha de email marketing com base em estratégias. Além de seguir as boas práticas da ferramenta. Veja algumas delas a seguir:
1 – Não envie email marketing apenas por enviar
Se você não tiver nada de bacana a dizer ou a oferecer, não envie e-mails apenas para cumprir com uma obrigação. O que vai definir se os seus clientes vão abrir ou não a peça é o conteúdo que ela se propõe a trazer.
Muito mais do que fazer divulgações superficiais do seu produto ou serviço, opte por informar e levar dicas que tenham a ver com o universo do negócio. Assim como promoções e lançamentos também podem ser uma boa ideia.
Para tanto, tente extrair o máximo de dados a respeito das dúvidas e necessidades dos seus clientes. Dessa forma, ficará muito mais fácil de direcionar os conteúdos dos e-mails e torná-los verdadeiramente relevantes.
2 – Capriche no assunto
O assunto do email marketing é a primeira coisa que o seu cliente vai ler ao recebê-lo. E ele é determinante para definir se o e-mail será ou não aberto.
Por isso, você precisa pensar em formas de se destacar em meio aos e-mails de amigos e do trabalho. Apenas tome cuidado para não ficar muito apelativo ou superficial.
Uma boa dica aqui é explorar a curiosidade das pessoas ou apresentar uma oferta irrecusável.
3 – Cuidado com as imagens
Email marketing é muito diferente dos e-mails que estamos acostumados a mandar em nossa rotina de trabalho. Anexar uma imagem com todas as informações dos produtos só fará com que a sua mensagem caia direto na caixa de spam.
É preciso equilibrar a quantidade de imagens com a de texto para que a peça fique mais leve, agradável e atrativa.
Por fim, não se esqueça de montar o e-mail em HTML ou usar as funcionalidades da própria ferramenta de disparo para tornar a comunicação ainda mais eficaz.
4 – Torne o conteúdo agradável
Falando em e-mails agradáveis, não esqueça de prezar pela estética e pela escaneabilidade do conteúdo. Isso significa que é preciso explorar os títulos, palavras em negrito e, até mesmo, o espaço entre os blocos de texto e imagens.
Mantenha o layout simples para não correr o risco de diminuir a taxa de entrega ou de o conteúdo não carregar ao ser aberto pelo cliente.
5 – Entenda os resultados
Para que a sua campanha de email marketing seja realmente efetiva, é preciso realizar testes e analisar os resultados.
Dessa forma, você conseguirá entender melhor quais os conteúdos que mais interessam para os seus clientes. Além de analisar os melhores dias e horários de envio.
Precisa de ajuda para começar a trazer resultados com mais essa frente do marketing digital? Entre em contato com a gente!