Sim, as hastags no YouTube já existem há algum tempo e elas podem ser usadas de forma a melhorar o desempenho dos seus vídeos.
No entanto, recentemente, elas foram aperfeiçoadas e algumas coisas mudaram. E, neste post, vamos explicar exatamente o que aconteceu para que você consiga aplicá-las a seu favor!
Estamos bastante acostumados a usar hashtags no Instagram e no Twitter. Portanto, nós sabemos que, ao clicar em uma delas, veremos posts de outras pessoas sobre o mesmo assunto.
O que acontecia no YouTube é que as hashtags estavam lá, mas não seguiam exatamente esta lógica.
Quando você clicava em uma hashtag no YouTube, era direcionado para uma página com diversos vídeos. Porém, estes vídeos podiam ou não ter a ver com o assunto da hashtag.
O que acontecia era que a inteligência do YouTube também mostrava outros vídeos, desde que ela entendesse que eles tinham a ver com o tema central.
Em outras palavras, as hashtags não funcionavam de uma maneira muito lógica. E, com isso, muitas pessoas possivelmente desistiam de usá-las.
A boa notícia é que o YouTube finalmente decidiu rever essa lógica. A partir de agora, ao clicar em uma hashtag, você verá apenas vídeos do mesmo assunto.
Além de ser muito mais intuitivo, agora é possível usar as hashtags a seu favor. Dessa forma, você conseguirá otimizar ainda mais os seus vídeos na plataforma.
Vale dizer que o YouTube sempre vai mostrar os resultados mais relevantes dentro daquela hashtag, e não os mais recentes. Portanto, tentar brigar por espaço com hashtags muito concorridas pode não ser muito inteligente.
A dica aqui é procurar por termos mais segmentados dentro de um assunto. Ou seja, comece a deixar assuntos muito genéricos em segundo plano. Com isso, você tem a oportunidade de ganhar mais relevância e, consequentemente, aparecer mais!
Você já usa as hashtags do YouTube? O que achou da novidade?