Como usar QR Code no Marketing
O QR Code ainda está super em alta. E você pode usar o recurso para impulsionar o seu Marketing Digital.
Engana-se quem acha que o QR Code ficou parado lá no passado. Para você ter uma ideia, o uso do recurso cresceu 28% de 2018 para 2019.
Todas as empresas podem se beneficiar do código, que é fácil de criar e usar. É por isso que juntamos, neste post, algumas ideias criativas para você extrair o máximo de potencial dos QR Codes, vamos lá!
Como usar QR Code no seu negócio
Muito mais do que direcionar as pessoas para o seu site, os QR Codes podem ser usados para:
- Oferecer descontos em materiais impressos;
- Divulgar as redes sociais da empresa;
- Direcionar usuários para o download de um aplicativo;
- Dar mais informações sobre um produto/ serviço, que não couberam em um anúncio;
- Apresentar vídeos com tutoriais e instruções;
- Facilitar a inscrição em eventos online ou presenciais.
Cases de uso de QR Code
Como as aplicações de um QR Code são muitas, nada melhor do que mostrar alguns cases para te ajudar na sua próxima ação. Os nossos favoritos são:
1. Cartões e playlists
Você é da época em que gravávamos fitas de música para aquela pessoa especial? Pois saiba que os QR Codes podem oferecerem uma experiência moderna desse gesto tão carinho.
Uma agência britânica disponibilizou os códigos em cartões de celebração (aqueles de feliz aniversário, dia dos namorados, entre outros) para que a pessoa pudesse acessar uma playlist que tivesse o mesmo mood da mensagem no cartão.
Demais, né?
2. A curiosidade sempre chama atenção
O Museu Sukiennice, na Polônia, resolveu dar uma nova vida às suas exposições. Em cada obra, havia um QR Code com diversas histórias que iam de insanidade, intrigas, guerras e muito mais, para contar o que estava por trás do autor e do quadro.
Essa é uma ótima ideia para quem participa de feiras e eventos. Que tal explorar a curiosidade das pessoas e contar mais sobre os bastidores inusitados da sua empresa, ao invés de simplesmente direcionar as pessoas para o site?
3. Mensagens personalizadas
Sua empresa vai presentar clientes ou colaboradores com um brinde? Que tal incluir um QR Code com uma mensagem personalizada?
Foi isso que a loja JC Penney fez durante o Natal. Os embrulhos dos presentes viam com um código, que trazia uma mensagem da pessoa que estava dando o presente.
4. Anúncio dentro do anúncio
É isso mesmo, estamos falando de um “Inception” de anúncios aqui. Durante uma premiação, o Burger King veiculou um anúncio, em vídeo, que trazia um QR Code com link para o aplicativo deles.
Essa uma maneira super criativa de aumentar a interação com os anúncios, despertar a curiosidade das pessoas e, claro, explorar o potencial máximo dos QR Codes.
E aí, gostou das ideias?