CRM: o que é e quais as vantagens da ferramenta de vendas
CRM é um software para organizar e fazer a gestão de vendas. Todos os dados ficam em um só lugar, facilitando a tomada de decisão.
Transformar leads em clientes não é uma tarefa fácil. No entanto, contar com o apoio de um CRM é essencial para aprimorar o processo de vendas e melhorar a conversão da sua empresa.
Saiba que a ferramenta não deve ser um benefício exclusivo de grandes negócios. Pelo contrário, empresas de todos os portes podem crescer mais se conseguirem usar essa importante ferramenta de vendas a seu favor.
O que é CRM
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou seja, gestão de relacionamento com o cliente. Ela é uma ferramenta que ajuda a organizar e armazenar os dados dos leads e clientes. Por exemplo, é possível acompanhar o histórico de contatos com os clientes, analisar o ticket médio de compras, saber a quanto tempo o contato está inativo, entre outros.
Em outras palavras, o CRM ajuda a aprimorar o processo de vendas e a melhorar a gestão do time como um todo. Evitando, inclusive, que informações se percam caso algum membro da equipe saia da empresa.
Além disso, a ferramenta gera dados em tempo real para ajudar no acompanhamento de metas e na tomada de decisões.
CRM não é e-mail marketing
É muito comum que o CRM seja confundido com uma ferramenta de disparo de e-mail marketing. No entanto, as duas coisas são bem diferentes, apesar de complementares.
A ferramenta de e-mail marketing é focada na comunicação com clientes e leads por e-mail. Ela não armazena o histórico de compras ou de interações com os clientes, o que é possível apenas com o CRM.
Apesar disso, é muito comum que a maioria das ferramentas de CRM também possuam a função de envio de e-mail marketing.
Vantagens de uma ferramenta de vendas
1. Informações organizadas e centralizadas
CRM é sinônimo de organização. Ou seja, aquele hábito de usar planilhas de Excel ou lembretes em cadernos, é um passado distante com ela.
A ferramenta traz um painel com todas as informações relevantes sobre os clientes, histórico de interações, vendas realizadas e evolução da meta. Com isso, tudo fica centralizado em um só lugar, facilitando o acesso por qualquer pessoa da equipe.
2. Gestão descomplicada
Uma ferramenta de vendas traz inúmeros dados para o gestor da equipe. E são os dados que permitem aprimorar os processos, melhorar a taxa de conversão e monitorar as metas.
Além disso, extrair valor desses dados é valioso para entender onde estão os gargalos de vendas e como contornar os principais entraves.
3. Ciclo de vendas reduzido
Por fim, com os dados organizados e o processo de vendas otimizado, o ciclo de fechamento também fica menor. O CRM ainda permite aumentar o ticket médio e reter ou recuperar clientes.
Se você precisa de ajuda para escolher ou implementar um CRM na sua empresa, conte com a gente! Nós temos o conhecimento necessário para orientá-lo a tomar a melhor decisão e aumentar as suas vendas!