Business Intelligence e sua importância na tomada de decisão
Business Intelligence (BI) é a estratégia que transforma dados em inteligência para a tomada de decisão em um negócio.
O Business Intelligence, ou simplesmente BI, é uma estratégia poderosa para as empresas que precisam de maior eficiência na tomada de decisão.
É por meio dele é que possível transformar os dados em informações precisas e que gerem valor para a empresa. Com isso, há maior clareza e rapidez para escolher os melhores caminhos na conquista dos objetivos.
O que é e por que usar o Business Intelligence?
BI compreende diversas estratégias e técnicas para analisar os dados coletados e, com isso, transformá-los em inteligência e informação concreta para tomar decisões.
Em outras palavras, o Business Intelligence absorve toda a complexidade dos dados que conseguimos obter atualmente em informação relevante.
Com isso, os gestores contam com uma base sólida e que reflete o mercado ou o público-alvo para tomarem suas decisões. Deixando, assim, de contarem apenas com a intuição para se apoiarem em fatos.
Como o BI funciona na prática
É importante dizer que Business Intelligence não é apenas um mero relatório. Tampouco, são dados organizados em um painel.
O primeiro passo, na verdade, é promover uma cultura na empresa para que os dados relevantes comecem a ser coletados, organizados e utilizados.
Depois, é preciso contar com profissionais qualificados para que seja possível fazer a leitura e a interpretação desses dados. Afinal, sem essa análise, a empresa contará apenas com números que não fazem sentido.
Por fim, o BI precisa ser, de fato, usado. De nada adianta ter uma informação tão valiosa quanto essa à disposição se as decisões continuarem a ser tomadas como antes, com base na intuição ou no hábito.
Quais dados coletar?
Um dos grandes segredos de um bom BI é olhar para os dados certos. E, infelizmente, não há uma receita de bolo para ensinar a fazer isso.
O tipo de dado a ser coletado depende muito do ramo da empresa, dos objetivos e dos tipos de decisões a serem tomadas.
A dica, portanto, é partir de perguntas ou de desafios para o negócio, como: por que tal coisa está acontecendo? A partir daí, ficará mais fácil de saber para onde olhar e o que buscar.
Depois, não deixe de manter os dados atualizados e fazer uma revisão constante nas análises. Além de, claro, testar sempre que possível.
Precisa de ajuda com o Business Intelligence do Marketing da sua empresa? Entre com contato com a gente que vamos ajudá-lo!