Significado das cores no Marketing: aprenda a usá-las a seu favor
As cores no Marketing influenciam a nossa percepção sobre os produtos e ambientes. E, por isso, podem dar aquele empurrão para a sua marca conquistar clientes e vender mais.
Escolher as cores certas para o logo da empresa, site, embalagens de produtos e outras peças de comunicação é fundamental para transmitir a mensagem desejada e criar conexões com os clientes. Além disso, em um mundo cada vez mais abarrotado de informações, chamar a atenção do jeito certo é fundamental!
Conhecer o significado das cores, nesse sentido, vai muito além de escolher uma roupa para o Ano Novo. No Marketing, as cores são responsáveis por dar o tom certo a um anúncio, associar emoções e incentivar ações como compras.
Quer entender melhor como escolher a cor certa para a sua marca? Não deixe de ler o nosso artigo!
Por que o significado das cores no Marketing importa
Uma imagem vale sim mais do que mil palavras, especialmente quando falamos de Marketing. Pense que, ao ler um texto, o cliente ainda leva alguns segundos para perceber o que está sendo dito. As cores, ao contrário, têm o poder de transmitir sensações imediatamente.
Além disso, as cores certas ajudam a firmar a identidade e os valores de uma marca. Facilitando, assim, o reconhecimento e o entendimento dos diferenciais do seu negócio.
Indo mais a fundo, as cores ainda podem ajudar o cliente a entender o preço dos seus produtos e, inclusive, o perfil de pessoas para as quais eles são destinados.
Significado das cores no Marketing
É importante dizer que dependendo do contexto, da combinação e, até mesmo, do país, uma cor pode assumir um significado totalmente diferente. Por isso, é preciso realizar um estudo e analisar se as cores escolhidas combinam entre si antes de usar apenas a teoria como base.
Amarelo: otimismo, clareza, calor. Se usado em excesso, porém, pode transmitir uma sensação de ansiedade.
Laranja: alegria, confiança, amizade.
Vermelho: excitação, paixão, coragem. Mas também pode representar o ódio.
Roxo: criatividade, imaginação, sabedoria.
Azul: confiança, segurança, honestidade. Nos Estados Unidos, a cor é relacionada à depressão.
Verde: esperança, crescimento, equilíbrio. Em alguns casos, remete à inveja.
Branco: segurança e conservadorismo. Em alguns países, essa é a cor do luto.
Preto: poder e seriedade. Pode sugerir sofisticação ou intimidação.
Como escolher a cor ideal para o seu negócio
É possível encontrar na internet uma série de artigos sérios sobre os sentimentos que cada cor desperta. No entanto, apenas esse conhecimento pode não ser suficiente para fazer a escolha certa.
Antes de tudo, é importante se aprofundar no seu público-alvo. Entenda melhor a cultura, as crenças e o dia a dia dessas pessoas para entender se eles compõem um grupo religioso, supersticioso ou com alguma outra característica que possa alterar o significado das cores.
Nesse momento, também é fundamental analisar como as cores escolhidas podem impactar nas emoções ou escolhas dos clientes. A faixa etária e o gênero, por exemplo, são outros fatores que costumam mudar a percepção das cores.
Por fim, sempre ofereça um contexto nas peças para reforçar o significado da cor. Uma imagem avermelhada com uma pessoa com cara de raiva vai transmitir uma sensação. Enquanto o mesmo tom vermelho com pessoas com roupas sensuais vai transmitir outra completamente diferente.
Na dúvida, o melhor é sempre realizar testes antes que colocar a cor escolhida no mundo. Crie algumas versões do logo ou da identidade visual da sua empresa e mostre-as para pessoas que estejam dentro do perfil do público para observar as reações.
E lembre-se sempre: o que importa aqui é a percepção dos seus clientes, e não o seu gosto pessoal!