Por que o anúncio no Instagram não usou toda a verba?
Antes de se desesperar, entenda por que o anúncio no Instagram pode não consumir toda a sua verba de mídia.
Já aconteceu de você subir um anúncio no Instagram e a verba total da campanha não ser usada? Saiba que isto é comum, tanto quando usamos o botão “impulsionar”, quanto em campanhas realizadas pelo Gerenciador de Anúncios.
E, ao contrário do que possa parecer, é positivo que a verba total não seja 100% consumida. Parece estranho? Vem com a gente entender melhor!
Como funciona um anúncio no Instagram
Toda vez que subimos um anúncio no Instagram, seja pelo botão “impulsionar” ou pelo Gerenciador de Anúncios, ele passa, obrigatoriamente, por 3 etapas:
- Aprovação: o algoritmo do Instagram vai entender se o seu anúncio está dentro das políticas antes de permitir que ele seja veiculado. A maioria dos anúncios recebe esse retorno em até 24h, porém, o prazo pode ser maior. Aqui, o seu papel é aguardar.
- Fase de aprendizado: depois que o anúncio é aprovado, o algoritmo precisa aprender sobre ele e sobre a sua segmentação para que ele seja exibido para as pessoas com maior potencial de conversão. Nessa fase, seu anúncio é menos estável e o custo costuma ser mais alto. Novamente, você precisa aguardar.
- Entrega total: com a fase de aprendizado concluída, seu anúncio começa a ser entregue na totalidade para a segmentação. Agora sim, a sua campanha começou “oficialmente” e os resultados podem começar a ser analisados.
Fases da campanha e verba
Agora que você entendeu que um anúncio não começa a entregar imediatamente, fica mais fácil de compreender por quais motivos a sua verba não foi 100% usada no seu impulsionamento do Instagram.
Essas 3 etapas, que listamos acima, levam alguns dias para ser concluídas. Portanto, se a sua campanha tem uma duração curta, dificilmente você conseguirá ver toda a verba sendo usada.
Outro ponto a considerar é a demanda. Nem sempre haverá consumo o suficiente, seja por conta da sazonalidade, da sua segmentação ou outros fatores, para que toda a verba seja gasta.
Nos dois cenários, o fato de ter “sobrado” dinheiro na sua conta é bom. Afinal, isso mostra que o algoritmo do Instagram não saiu torrando a sua verba. E o que sobrar na conta poderá ser usado, no futuro, para um novo anúncio.
Esse processo vale para todas as mídias
Vale dizer que esse processo de aprovação, fase de aprendizado e entrega total não é exclusivo de um anúncio no Instagram. Ele vale para toda a rede Meta, ou seja, para o Facebook também, para o Google Ads, para o LinkedIn, para o TikTok e assim por diente.
Por isso, é fundamental aprendermos a esperar e deixar o algoritmo de cada ferramenta fazer o seu trabalho. Afinal, se mexemos nos anúncios antes de esse processo terminar, estaremos jogando contra a nossa campanha, reduzindo o alcance e aumentando os custos.