Como funciona o algoritmo do YouTube
Otimize seus vídeos com base no algoritmo do YouTube para aumentar as chances de eles serem recomendados.
Entender como funciona o algoritmo do YouTube e das redes sociais em geral é super importante para ganhar mais visibilidade orgânica para os seus conteúdos.
Recentemente, o YouTube divulgou um vídeo explicando melhor qual é a lógica por trás dos vídeos recomendados. As dicas são super importantes e, com certeza, podem fazer toda a diferença na sua estratégia de conteúdo!
O algoritmo do YouTube não é só um
Primeiramente, é importante a gente saber que o YouTube não tem apenas um algoritmo, mas vários. Na página inicial, por exemplo, a lógica de exibição dos vídeos não é a mesma dos “vídeos sugeridos”, apesar de elas serem similares.
De forma geral, a intenção do algoritmo do YouTube é ajudar as pessoas a encontrarem aquilo que desejam assistir. Além de melhorar a satisfação dos usuários.
Em outras palavras, o gigante de vídeos quer que a gente passe bastante tempo por lá e volte sempre.
Pesquisas são feitas com os usuários a todo momento
Um fato interessante é que, com o tempo, o YouTube passou a entender o tempo assistindo a um vídeo não é equivalente à satisfação dos usuários. Ou seja, não é só porque você assistiu a um vídeo até o fim, que você gostou dele.
Dessa forma, a rede começou a fazer pesquisas com os usuários, enviadas para entender como as pessoas se sentem ao assistir um conteúdo.
Além disso, há outros sinais que os algoritmos usam para medir a satisfação das pessoas, como likes, compartilhamentos e cliques em “não tenho interesse”.
Como aparecer mais na página inicial do YouTube
Agora que já sabemos que o algoritmo do YouTube é mais complexo e humanizado do que imaginávamos, fica a pergunta: como fazer para aparecer na página inicial? Aqui vão algumas dicas, dadas pela própria rede social:
- Otimize para pessoas. Escreva os títulos e descritivos pensando que, do outro lado da tela, há uma pessoa, e não um robô;
- Na página inicial, considere que o seu público são novos expectadores, portanto, pense os títulos e thumbnails para pessoas que ainda não te sigam;
- Há um crescimento de consumo do YouTube em smart TVs. Portanto, a thumbnail está cada dia mais importante;
- Poste com uma frequência, que não precisa ser alta, mas deve manter a qualidade.
Como aparecer mais nos vídeos recomendados do YouTube
Agora vamos às dicas para ganhar mais visibilidade entre as recomendações do YouTube, que aparecem na barra lateral ou abaixo do vídeo que a pessoa está assistindo.
Antes de tudo, lembre-se de que esses vídeos possuem relação com que o que a pessoa está vendo, além do seu histórico na rede social.
- Capriche títulos e thumbnails para manter uma identidade visual e aumentar a taxa de cliques das pessoas que já conhecem o seu conteúdo;
- Vale a pena criar séries de vídeos sobre o mesmo tempo, para que a pessoa assista na sequência;
- Crie CTAs: ao finalizar um vídeo, pense em chamadas para a pessoa continuar assistindo ao seu conteúdo. Aqui, vale uma chamada para uma playlist ou outro vídeo.
Por fim, vale lembrar que o YouTube pode ser super importante para o SEO do seu site. Portanto, se precisar de ajuda para otimizar o seu canal, não deixe de nos chamar!