Marketing no TikTok: estratégias para usar na rede
O marketing no TikTok tem grande potencial para gerar resultados, mas a marca precisa estar preparada.
A previsão é que o TikTok se torne a 3ª maior rede social do mundo, perdendo apenas para o Facebook e o Instagram, ainda em 2022. De acordo com a Insider Intelligence, o aplicativo deve alcançar 755 milhões de usuários ativos mensais.
O público da rede social, focada em vídeos, é majoritariamente jovem: estima-se que 2/3 dos usuários tenham menos de 30 anos. Portanto, apostar em conteúdo mais descontraído costuma ser uma estratégia de sucesso para quem deseja apostar em Marketing no TikTok.
Se você pensa em incluir o aplicativo no seu planejamento, não deixe de ver as dicas que separamos a seguir!
1. TikTok Business
Essa é a ferramenta dedicada às empresas e pessoas que desejam investir em marketing no TikTok. Ela foi lançada em 2020 e possui alguns recursos, como:
- criação de anúncios no TikTok;
- dados para medir o desempenho do perfil e dos conteúdos;
- possibilidade de incluir um CTAs no perfil.
Portanto, ativá-la é o primeiro passo para as marcas que desejam gerar resultados com o aplicativo.
Vale ressaltar, porém, que o próprio TikTok já deixa bem claro que a estratégia por lá precisa ser diferente. Com a frase “não faça anúncios, faça TikToks“, ele já dá a dica de que o formato descontraído da rede precisa ser levado em consideração.
2. Como o algoritmo do TikTok funciona
Agora que você já conhece a ferramenta para empresas, é importante entender melhor como o algoritmo do TikTok prioriza a entrega dos conteúdos.
Todo usuário tem, em seu perfil, uma área na qual consegue visualizar alguns conteúdos recomendados pelo app. Esses posts são selecionados com base em 3 fatores:
- interações: o TikTok avalia os posts curtidos, comentados e compartilhados pelo usuário, além do conteúdo que ele mesmo cria, para exibir posts semelhantes;
- informações dos posts: as legendas, músicas, hashtags e efeitos que o usuário utiliza nas publicações também são levados em conta;
- configurações de conta: por fim, o TikTok avalia o idioma, país, dispositivo e outras informações da conta dos usuários.
Sendo assim, as marcas que desejam aparecer mais na aba de posts recomendados podem usar algumas estratégias de marketing no TikTok, como:
- usar hashtags que estão em alta, mas tenham sentido no contexto do post;
- adicionar legendas que incentivem comentários;
- usar músicas e sons que estejam em alta na rede;
- avaliar os dias e horários em que os seguidores estão mais ativos para publicar.
3. Sem conteúdo original, você não tem nada
Vamos agora à dica mais importante para as empresas que querem fazer marketing no TikTok: o conteúdo.
A rede social se trata de vídeos curtos e interessantes, que podem se tratar desde desafios, até dicas interessantes ou conteúdos cômicos. Portanto, só tem chance de ter sucesso na rede quem realmente conseguir produzir vídeos originais e autênticos.
Em outras palavras, se a sua marca é muito séria ou se a ideia é replicar posts que já são usados em outras redes, cuidado. Provavelmente, vocês vão acabar perdendo tempo (e dinheiro) por não compreenderem como o TikTok funciona antes de começar a atuar no aplicativo.
Tendo isso em mente, alguns dos conteúdos mais compartilhados no TikTok são:
- Desafios: os vídeos são criados com base em hashtags que estão em alta na rede.
- Vídeos cômicos: um dos formatos mais populares, no qual a comédia é o ponto central do vídeo.
- Vídeos musicais: esses são aqueles vídeos já conhecidos, no qual as pessoas dançar um coreografia.
- Efeitos sonoros e/ou visuais: por fim, o TikTok conta com uma biblioteca com vários efeitos, que podem ser usados para deixar o vídeo mais divertido e aumentar a interação.
4. Anúncios pagos no TikTok
A possibilidade de criar anúncios pagos no TikTok ainda é muito nova. Atualmente, existem 5 tipos de anúncios:
- TopView: anúncio exibido logo que o usuário acessa o app. Ele tem até 60 segundos e entra em tela cheia e com auto-play.
- Brand Takeover: anúncios de 3 a 5 segundos, também em tela cheia e com auto-play. Ele pode ser veiculado com uma mídia estática ou dinâmica.
- In-Feed Ads: anúncios exibido na área “Para Você”, do feed. Os usuários podem interagir com ele, como se ele fosse um post. Eles possuem até 60 segundos, também com auto-play e em tela cheia.
- Branded Hashtag Challenge: promoção de um desafio de hashtag para convidar os usuários a criarem posts. Ele agrega todas as publicações que forem marcadas e dura de 3 a 6 dias.
- Branded Effects: aqui, é possível patrocinar adesivos, filtros e outros efeitos visuais para os usuários usarem nos posts.
5. Você deve apostar em marketing no TikTok?
A responda mais objetiva para essa pergunta é: depende. Se a sua marca conversa com o público jovem e tem uma linguagem divertida e flexível, sim.
Agora, se ela não se encaixa nessas características, a nossa dica é entender se vocês estão dispostos a mudar para, só depois, apostarem no TikTok. Caso contrário, a marca ficará totalmente fora do seu elemento e, dificilmente, conseguirá obter resultados.