6 estratégias para melhorar a performance no SEO
Estratégias de rápida implementação para melhorar a performance no SEO e pago, além de aumentar a conversão.
Aqui na Coruja, a gente sempre orienta aos nossos clientes que o básico precisa ser feito (e bem feito) antes de evoluirmos para estratégias mais avançadas. Melhorar a performance no SEO, por exemplo, é algo que demanda algumas ações de rápida implementação, mas que são fundamentais para o site.
A seguir, listaremos algumas dessas tarefas que, além de contribuírem positivamente para o SEO, também vão ajudar a diminuir o custo no Google Ads, deixar a experiência do usuário mais agradável e melhorar as conversões do site, como um todo.
6 maneiras de melhorar a performance no SEO
1. Escreva títulos claros e objetivos
O título é a primeira coisa que um usuário vê quando acessa um site. Na verdade, o título aparece antes mesmo de a pessoa clicar no site, ele já está presente nos resultados orgânicos da busca.
Pense no seguinte: se, no seu site, houvesse apenas o título das páginas, as pessoas conseguiriam entender do que se trata o seu negócio? Se você não respondeu “sim”, é porque tem algo de muito errado.
Use os títulos para destacar os diferenciais, trabalhar as principais palavras-chave e causar um impacto no usuário. Tudo isso, de forma objetiva, afinal, há um limite de caracteres que os mecanismos de buscas irão exibir nos resultados orgânicos.
2. Preste atenção às tags H1, H2 e H3
Melhorar a performance no SEO também envolve dar atenção para os sub-títulos dos sites. Na programação, eles são identificados com as tags H1, H2, H3, até H6.
As tags têm números por um motivo, elas revelam a hierarquia de importância desses títulos. Além disso, o H1 é o título principal, portanto, cada página só pode ter UM H1, mas vários H2 em diante.
Use os sub-títulos para tornar a leitura mais agradável ao usuário e organizar as informações.
3. Não faça conteúdo duplicado
Um dos maiores erros que você pode cometer no SEO do seu site é o conteúdo duplicado. E isso vale tanto para o conteúdo, quanto para os atributos de títulos e descritivos das páginas.
Aqui na Coruja, usamos diversas ferramentas que nos ajudam a identificar essa duplicidade e corrigi-las.
4. Use os CTAs certos
Essa dia vai melhorar a performance no SEO e as conversões do seu site. Não apenas o texto do CTA, mas o local onde ele aparece no site influenciam diretamente na performance.
Um CTA bem localizado e com um design apropriado chama mais atenção e conduz as pessoas à ação desejada. E como saber qual é a melhor localização e design? Com muitos testes A/B e análises!
5. Insira links internos nas páginas
Quando o assunto é SEO, o foco em backlinks costuma ser uma das primeiras coisas a se discutir. Porém, muitos esquecem que os links internos do site também são importantes.
Em outras palavras, é fundamental que você direcione as páginas de menos conversão para as de maior conversão. Isso também conta muitos pontos na autoridade do seu site.
Novamente, as ferramentas e análises vão te ajudar a entender quais são as páginas mais importantes e como deve ser a distribuição de links entre elas.
6. Trabalhe os atributos ALT das imagens
Por fim, vale lembrar que o Google e os demais mecanismos de busca não conseguem “ler” imagens. Eles precisam de indicações para saber do que aquela imagem se trata. E é aí que entram os atributos ALT.
Eles nada mais são do que um breve descritivo daquela imagem. Além de ajudarem na leitura do algoritmo, usá-los de maneira correta vai contribuir para que o seu site também aparece nas buscas orgânicas por imagens.
Precisa de ajuda para melhorar a performance no SEO do seu negócio? Aqui na Coruja, somos especialistas em otimização de sites e experiência do usuário. Traga o seu projeto para nós que vamos ajudá-lo a alcançar seus objetivos!