5 tendências de e-commerce
Tendências de e-commerce que grandes empresas estão aplicando e podem aumentar a sua taxa de conversão.
O simples fato de ter um e-commerce não é garantia de que você irá vender pela internet. Pelo contrário, com a concorrência cada vez maior, contratar uma plataforma e colocar sua loja virtual no ar é apenas o primeiro de muitos passos.
Acompanhar e conhecer as principais tendências de e-commerce para os próximos anos é uma ótima maneira de sair na frente dos concorrentes. E, com isso, melhorar suas taxas de conversão.
Para facilitar a sua vida, listamos as 5 tendências mais fortes a seguir!
1. Foco na experiência de compra
A experiência de compra é uma tendência de e-commerce há alguns bons anos. No entanto, ela vem ficando cada vez mais forte com o crescimento do número de pessoas envolvidas em compras online.
Uma boa experiência de compra se resume em oferecer uma navegação fluída, simples e eficaz no seu site, ao mesmo tempo em que a segurança e velocidade são garantidas.
Parece algo muito simples, porém, a grande maioria dos e-commerces peca bastante nisso. Afinal, uma boa experiência de compra requer profissionais altamente qualificados no desenvolvimento da loja virtual e uma constante de testes AB para identificar melhorias posteriores.
2. Busca por imagens
Às vezes, nós encontramos uma imagem na internet, seja no Instagram ou na busca do Google, e queremos encontrar aquele item exato (ou algo parecido) para comprar.
É aí que a busca por imagens entra. Ela possibilita que o usuário busque por itens no seu e-commerce a partir de uma foto, permitindo que os produtos sejam encontrados muito mais rapidamente.
Este ainda é um recurso relativamente novo, portanto, não são todas as plataformas que o oferecem. Além disso, para que a busca seja assertiva, é essencial realizar um bom trabalho de SEO.
3. Busca por voz
A busca por voz também é uma tendência, não só para e-commerce, como para a internet, em geral, faz algum tempo. Ela permite que as assistentes virtuais, como Site e o Google, encontrem facilmente os itens no seu site.
E não se engane ao achar que esse ainda é um futuro distante. De acordo com a Ilumeo, o uso de assistentes virtuais aumentou em 47% durante o período da pandemia, no Brasil.
Novamente, esse tipo de busca demanda um trabalho de SEO extremamente bem feito.
4. Pagamentos com um clique e recorrentes
Os chamados “pagamentos invisíveis” são uma das grandes tendências de e-commerce para os próximos anos. Eles são aqueles que não demandam grandes esforços dos usuários, seja por meio do armazenamento seguro de dados ou por conta de compras recorrentes.
É fundamental que esses tipos de pagamento gerem grande segurança e agilidade para o cliente. Se o cliente precisar realizar validações constantes, por exemplo, eles perdem o sentido.
5. Proposta de valor da marca
Por fim, nem só de tecnologia, SEO e plataformas vive um bom e-commerce. É fundamental construir uma marca que tenha afinidade com as personas e traga uma proposta de valor exclusiva no mercado.
Se a sua marca não gerar identificação com os potenciais clientes, ela não vai se destacar e, consequentemente, não será escolhida como primeira opção.
Lembre-se de que a internet está cheia de possibilidades. Portanto, é muito fácil para uma pessoa fechar o seu site e continuar buscando uma marca que tenha mais diferenciais.