ROAS, o que é e como calcular
ROAS é a sigla para Return On Advertising Spend. E, se você investe em mídia paga, precisa conhecer essa métrica.
Com certeza, você já está bem familiarizado com o conceito de ROI. Mas e o ROAS, você já acompanha essa métrica nas suas campanhas de Marketing Digital?
O ROAS é um importante KPI para entender se os seus anúncios estão gerando receita ou apenas gastos. Siga com a leitura e entenda melhor sobre o conceito!
Entenda o que é ROAS
O ROAS é o retorno sobre o investimento em publicidade/ anúncios. É por meio dele que você conseguirá medir o lucro gerado pelas suas campanhas.
Um ROAS baixo requer uma revisão na otimização dos anúncios ou, até mesmo, do público e dos produtos. Já um ROAS alto pode indicar uma oportunidade para aumentar o investimento e, consequentemente, as vendas ou leads.
Apesar de também mensurar o retorno sobre o investimento, ROAS e ROI não são a mesma coisa. O ROI é bem mais abrangente e apresenta o retorno das ações de Marketing como um todo. O ROAS, ao contrário, avalia o retorno específico e exclusivamente das campanhas pagas.
A importância de acompanhar a métrica
Nós sempre reforçamos, aqui no blog, que os resultados das ações de Marketing Digital não devem ser baseados em achismos ou impressões subjetivas. Mas sim, em dados e comparativos.
Portanto, acompanhar o ROAS vai apontar se e onde a sua empresa pode estar perdendo dinheiro. E, a partir dessa análise, decidir quais campanhas devem seguir e quais devem ser descontinuadas.
Além disso, o ROAS ajuda a otimizar os anúncios para que eles sejam cada vez mais competitivos. Sem contar com o fato de que o indicador se tornará uma importante referência para cálculos futuros.
Como calcular o ROAS
O ROAS é o resultado da receita gerada pelos anúncios dividida pelo custo deles.
Se a sua empresa investir mil reais em uma campanha e obteve uma receita de 3 mil reais, o resultado é de um ROAS 3 ou de 300%. Ou seja, o resultado obtivo foi bastante positivo!
Vale dizer que não existe um número mágico do que seria considerado um bom número a se alcançar aqui. Tudo vai depender de diversos fatores, como o mercado de atuação, posicionamento de produto, entre outros.
Para definir o ROAS ideal, considere:
- O seu mercado de atuação;
- Sua margem de lucro;
- O valor do custo por clique dos seus anúncios.
Por fim, caso o ROAS das suas campanhas estejam baixos, pode ser sinal de que é chegado o momento de rever suas campanhas. Mas lembre-se de nunca analisar apenas uma métrica, isoladamente.
O Marketing Digital deve ser pensado de forma 360º e, muitas vezes, uma pequena mudança pode fazer uma grande diferença para melhor ou pior.