Como escrever o assunto do e-mail para gerar mais cliques
O assunto do e-mail marketing é a primeira impressão que você vai causa na caixa de entrada.
Um bom assunto do e-mail marketing tem o poder de aumentar a taxa de abertura e gerar mais conversões para a sua empresa. Afinal, ele é o primeiro contato que o seu lead terá, além de ser definidor para chamar a atenção em meio a diversos outros e-mails mais importantes que o seu.
Quem ainda acha que e-mail marketing não é eficaz é porque está fazendo errado. De acordo com pesquisas, o e-mail é o canal mais confiável para nutrir leads e gerar vendas em todo o funil.
Então, vamos começar pelo mais importante, com dicas valiosas para aprimorar o assunto dos e-mails da sua empresa!
Um bom pitch
No universo corporativo, o pitch é uma apresentação super rápida e objetiva para convencer possíveis investidores de que o seu projeto tem o potencial de deslanchar. Diz-se que um bom pitch é aquele que convence no tempo de uma viagem de elevador.
Quando falamos do assunto do e-mail, a lógica é a mesma. Pense que os seus leads recebem milhares de e-mails todos os dias, provavelmente, muito mais importantes que o seu. Por isso, você tem poucos segundos para convencê-los de que vale a pena abrir a sua mensagem.
Portanto, é fundamental conseguir transmitir a mensagem de maneira objetiva e com poucas palavras. Mesmo porque, o provedor de e-mail vai cortar o assunto se ele for muito extenso.
Os gatilhos mentais também exercem um papel importante aqui. Afinal, eles atuam justamente para chamar a atenção e captar o interesse da sua base.
Exemplos de assunto de e-mail matadores
1. Desperte a curiosidade: não dê toda a informação no assunto do e-mail para chamar a atenção e criar aquela pulga atrás da orelha do seu lead.
2. Comunique urgência ou escassez: assuntos de e-mail com senso de urgência têm uma taxa de abertura 22% maior. Defina um prazo para que a sua base realize uma ação ou deixe claro que é a última oportunidade para tomar uma ação.
3. Ofereça ofertas gratuitas: acrescente a palavra “grátis” nos assuntos e, de fato, ofereça algum presente para os seus leitores.
4. Personalize o assunto do e-mail: chame a pessoa pelo nome, destaque sua data de aniversário, localização ou histórico de navegação no seu site.
5. Aborde notícias recentes: as pessoas gostam de receber notícias de última hora. Apresente notícias relevantes para elas e que tenham a ver com o seu negócio.
6. Apresente uma prova social: números impressionam e costumam levar as pessoas à ação desejada.
Essas são apenas algumas das estratégias para melhorar a taxa de abertura a partir do assunto do e-mail. E, além disso, é fundamental que o timming da campanha e a segmentação da base estejam adequadas.
Se você precisa de ajuda com a sua estratégia de e-mail marketing, conte com a expertise da Coruja!