A importância da personalização no e-commerce para vendas
A personalização no e-commerce é fundamental para melhorar a experiência e fidelizar clientes.
76% dos consumidores ficam frustrados e insatisfeitos quando não passam por uma boa experiência nas lojas virtuais, de acordo com pesquisa. Esse é apenas um dos motivos pelos quais a personalização no e-commerce é tão importante para melhorar a taxa de conversão.
Isso acontece porque qualidade, preço e atributos técnicos dos produtos já não são mais diferenciais. Portanto, investir em personalização, especialmente na comunicação, é fundamental para manter o interesse e a proximidade com os clientes.
Será que o seu e-commerce não está pecando na personalização?
O que é personalização no e-commerce?
Essa pode parecer uma pergunta óbvia, mas há uma infinidade de lojas que acreditam que estão oferecendo uma experiência personalizada, quando, na verdade, não estão.
Personalizar é tratar de maneira individualizada e exclusiva, de acordo com as necessidades de cada pessoa. E isto, na prática, é bastante complexo.
Em outras palavras, personalizar é o oposto de comunicar em massa. Uma experiência personalizada vai desde mostrar os produtos certos para a pessoa certa até individualizar a comunicação para que ela trate, especificamente, uma dor ou desejo de cada cliente.
Como personalizar a experiência dentro a loja virtual
1. Vitrines de “recomendados para você”
As vitrines de recomendação são a maneira mais conhecida e mais usada de personalizar a experiência no e-commerce. Elas basicamente identificam o comportamento do cliente na loja e, a partir daí, recomendam os produtos com maiores intenção de compra.
Atualmente, essa tecnologia avançou ainda mais. Agora, via inteligência artificial, essas vitrines são atualizadas em tempo real, enquanto o cliente navega no site.
2. Busca inteligente
A busca inteligente exibe o resultado da pesquisa muito mais rapidamente no e-commerce. Além disso, ela realiza análises comportamentais e personaliza os resultados para cada cliente.
Novamente, a inteligente artificial aprende, em tempo real, quais as preferências do cliente na loja para que, quando ele fizer uma busca, os resultados mais relevantes sejam exibidos primeiro.
3. Pop-ups para retenção
Sim, os pop-ups podem ser uma maneira de personalização no e-commerce, sem que sejam invasivos ou irrelevantes.
O objetivo deles é evitar o abandono da loja, sem que o cliente saiba sem comprar nada. Esse tipo de pop-up é ativado apenas quando o cliente demonstra interesse em fechar a página.
Ele pode mostrar um cupom de desconto para os produtos do carrinho ou trabalhar gatilhos de urgência e escassez.
4. Landing Pages
Por fim, as landing pages são uma ótima maneira de personalizar a experiência em uma loja virtual. A partir delas, é possível criar páginas exclusivas para clientes com interesses específicos.
Por exemplo, é possível criar páginas para datas comemorativas, como o Dia das Mães. Ou, então, apenas com os sapatos com numeração pequena.
Assim, é possível criar campanhas e e-mail direcionados exclusivamente para essas páginas, tornando a experiência muito mais individualizada.