Como aplicar UX Design em uma Landing Page
O UX Design tem como objetivo entregar uma boa experiência aos usuários.
UX Design e construção de Landing Pages são temas que deveriam sempre ser pensados em conjunto. Afinal, a Landing Page tem como objetivo levar o usuário a uma ação. E, por meio do UX Design, é possível engajar as pessoas para que esta ação seja tomada.
Uma boa experiência ao usuário parte do princípio de que as suas necessidades serão atendidas, sem complicações ou interrupções. Será que as suas Landing Pages seguem essas condições?
Dicas para aplicar UX Design às suas páginas
Antes de tudo, é fundamental que cada uma das suas Landing Pages seja desenvolvida com base em uma proposta de valor. Pois é a partir daí que você conseguirá pensar, de forma estratégica, na experiência do usuário.
Veja, a seguir, um checklist para aplicar o UX Design sem errar.
1. Sempre crie uma conexão
A experiência dos usuários gira em torno das pessoas. Parece óbvio, mas muitas empresas se esquecem de que há um ser humano do outro lado da tela. E que, nem sempre, esse ser humano vai pensar igual a você.
Um bom UX Design demonstra que a sua empresa entende as dores dos usuários e, mais do que isso, que ela pode solucionar problemas.
A dica aqui é usar o título da página para criar essa identificação imediata e, com isso, prender a atenção do usuário.
2. Não menospreze as imagens
O uso de imagens em uma Landing Page é opcional. Porém, se você for usá-las entenda que elas representam um caminho adicional para criar conexões. Além disso, as imagens devem ajudar o usuário a compreender a mensagem de forma rápida.
Outra dica importante é sempre prezar pela coerência visual. Ou seja, as imagens devem se complementar e fazer sentido no contexto da página.
Porém, se as imagens não estiverem agregando nada, não tenha medo de se livrar delas.
3. Apoie-se nas provas sociais
O uso de provas sociais é um dos mais poderosos para criar conexões com os usuários. Afinal, se a sua empresa é reconhecida como referência ou possui casos de sucesso na área, isso trará uma segurança muito maior para a sua proposta de valor.
Porém, é importante entender qual o formato de prova social que funciona melhor para suas personas, textos, depoimentos, vídeos, logotipos, entre outros.
4. Construa uma narrativa
A sua Landing Page deve contar uma história objetiva e que faça sentido para as pessoas. Para tanto, pense na mensagem que você está tentando transmitir e a desenvolva conforme o usuário for descendo a página para que ele seja levado para a ação.
Trabalhe a hierarquia da informação para que elas sejam apresentadas de acordo com sua importância. Depois, mantenha a coerência com os elementos visuais para que tudo se complemente.
E, se você tem dificuldades em criar uma boa Landing Page, aplicando os princípios do UX Design, não deixe de entrar em contato com a gente!