GA4: conheça o novo Google Analytics
O GA4 não é mais tão novo assim, porém, a partir do meio de 2023 ele será a única opção.
O Google Analytics, como conhecemos até então, começará a ser desativado gradualmente para dar a vez para o GA4. A partir de 1 de julho de 2023, todas as contas novas já serão automaticamente criadas no GA4. E, a partir de 1 de outubro o Universal Analytics deixará de ser usado.
Mas o que muda de uma ferramenta para a outra? Calma, que vamos te explicar!
Do Universal Analytics para o GA4
O Universal Analytics foi criado em uma época na qual os acessos aos sites eram, essencialmente, via desktop. Atualmente, essa forma de mensurar dados já está obsoleta, por isso, a necessidade do surgimento do GA4.
Na nova versão, o Google passa a acompanhar dados de diversas plataformas, com base em eventos e centrada no usuário. Além disso, a ferramenta está mais adequada à LGPD.
Além disso, o Google Analytics 4 leva em consideração os objetivos da empresa, como gerar vendas ou aumentar a quantidade de downloads de um aplicativo.
Melhorias da ferramenta
Como o modelo de mensuração da ferramenta passa a se basear em eventos, fica mais fácil de acompanhar e analisar o ciclo do cliente. Ou seja, o fluxo dos usuários ao longo do funil de compra está mais claro, o que ajuda a perder menos usuários e aumentar a conversão.
Outro diferencial está no modelo de atribuição das conversões, que passa a ser designado a mais do que apenas o último clique. Com isso, a visão sobre os resultados da ação de marketing nos resultados da empresa fica mais completa.
O Machine Learning da ferramenta também evoluiu. Agora, a própria ferramenta ajuda a identificar tendências com informações como os clientes com maior potencial de abandono de carrinho ou o potencial de receita que pode ser gerada de um determinado grupo de clientes.
Por fim, o GA4 também está melhor integrado com o Google Ads, permitindo a criação de púbicos personalizados mais específicos.
Se a sua empresa ainda não iniciou a migração para o GA4, entre em contato conosco, que os nossos especialistas vão te ajudar durante essa transição!