Dados para produzir conteúdo no LinkedIn e aumentar o alcance
Aprenda a produzir conteúdo no LinkedIn de forma estratégica.
Assim como em toda rede social, produzir conteúdo no LinkedIn demanda conhecimento de como o algoritmo funciona e qual o perfil dos usuários.
Afinal, é esse entendimento que possibilita a criação de uma estratégica de conteúdo que cumpra com os objetivos da marca, seja gerar mais alcance, engajamento ou conhecimento dos produtos e serviços.
Mas, quais os tipos de conteúdo e de boas práticas que performam melhor no LinkedIn? Separamos alguns dados sobre a rede social profissional que irão te ajudar com isso!
Preste atenção ao tamanho do texto
Além de escrever um copywriting matador e que faça sentido para as suas personas, o tamanho do texto, no LinkedIn, pode interferir no engajamento do post:
- Usar uma primeira frase de impacto, no começo do post, pode aumentar em 30% a retenção de leitura.
- Terminar o post com uma pergunta pode aumentar o engajamento em até 40%.
- Textos longos: mantenha ente 800 e 1200 caracteres para melhorar a performance.
- Textos curtos: frases com até 12 palavras performam 20% melhor.
Use vídeos e imagens ao seu favor
As redes sociais não se chamam “sociais” à toa. É por isso que, todas elas, possuem, em comum, o fato de os usuários gostarem mais de verem pessoas e histórias reais. E o conteúdo no LinkedIn não poderia ser diferente:
- Imagens autênticas performam 45% melhor do que as de banco de imagens. Se as imagens tiverem pessoas, aumenta em 20%. Se essa pessoa for você, aumenta em 50%.
- Vídeos entre 1 a 2 minutos, verticais e nativos do LinkedIn, engajam 40% mais. Acrescentar um bom áudio e legenda aumenta o engajamento em até 50%.
Engajamento gera engajamento
Outra premissa que todas as redes sociais compartilham é o fato de que, quanto mais engajamento o seu post receber, maior será este engajamento. No LinkedIn, a lógica é a mesma:
- Cada comentário no seu post aumenta em 5% o alcance. Responder os comentários em até 1h pode aumentar o alcance em até 15%.
- Hashtags não influenciam no alcance da postagem, mas ajudam a organizar o conteúdo e facilitam com que ela seja encontrada.
- Curtir o próprio post aumenta o alcance em 7%.
- Reações diferentes de likes, como corações e palmas, são mais frequentes em posts com alto engajamento.
- Taggear até 4 contatos no post pode aumentar em 48% o alcance. Taggear mais de 8 tem o efeito contrário.
O pago ganha mais espaço
Por fim, outra tendência de conteúdo no LinkedIn é o crescimento do pago e a recompensa daqueles que produzem conteúdo:
- O algoritmo está aumentando a visibilidade do conteúdo pago, de 16% para 28% e reduzindo o alcance orgânico de 57% para 28%.
- Top Creators estão subindo o alcance de 15% para 31%.
Precisa de ajuda para posicionar, estrategicamente, a sua empresa no LinkedIn? Entre em contato com a Coruja!