Segmentação de leads: dicas para fazer a sua
A segmentação de leads, quando bem feita, é um dos grandes segredos para melhorar a conversão.
Não tem jeito, sem uma segmentação de leads adequada, a sua empresa vai gastar muito tempo e dinheiro até conseguir converter. Isso vale para e-commerce, para o Inbound Marketing, para vendas um a um e para tantas outras estratégias e atividades de marketing.
Além disso, com a segmentação correta, o custo de aquisição de clientes diminui e você garante que a sua oferta seja visualizada por quem realmente tem interesse.
Porém, fazer a segmentação de leads pode parecer mais complexo na prática do que na teoria. Pensando nisso, separamos algumas dicas bem objetivas para te ajudar com essa importante tarefa!
1. Segmentação por dados do lead
Para quem tem histórico e informações sobre os leads, este é um ponto de partida interessante. Aqui, você vai usar dados fornecidos pelos seus clientes para entregar as comunicações mais adequadas.
Um exemplo seria enviar e-mails sobre cuidados com gatos para quem possui o pet. Assim, os donos de gatos não receberiam conteúdos sobre cães ou aves, deixando a comunicação muito mais direcionada.
A dica aqui é criar um formulário que traga uma “dica” a respeito de quem é o seu lead. Se você vende camisetas de times, por exemplo, separe um campo do formulário para identificar qual o time daquela pessoa.
Com isso, você evita enviar comunicações indesejadas para as pessoas e torna a sua segmentação de leads mais eficaz.
2. Hábitos de compras
Para quem tem e-commerce ou um CRM, essa é uma dica de ouro! Segmente os seus leads por hábitos de compra, como:
- Compradores recorrentes;
- Pessoas que compraram uma vez e não voltaram mais;
- Compradores com ticket alto;
- Entre outros.
A partir dessa segmentação, você consegue oferecer recompensar para fidelizar os consumidores mais engajados e manter o relacionamento com as pessoas certas.
3. Interação com a régua
Outra maneira de segmentar os seus leads é com base nas interações com a régua de e-mails.
Aqui, você pode separar as pessoas que não abriram os últimos e-mails para tentar impactá-las com uma comunicação mais agressiva. Quase como se fosse uma “última chance” antes de elas pararem de receber suas comunicações de vez.
Você ainda pode criar um fluxo de nutrição para que as pessoas recebam conteúdo cada vez mais direcionados toda vez que abrirem ou interagirem com o e-mail anterior.
O importante é acompanhar e analisar as interações de todas as comunicações para que você não fique falando sozinho e nem enviando conteúdos pouco relevantes para a sua base.
4. Estágio do funil
Por fim, você pode criar uma segmentação de leads com base no estágio do funil.
Por exemplo, é possível enviar promoções apenas para quem é seu cliente atual. Ou, então, um período de testes grátis para quem já solicitou um orçamento.
Dessa forma, você consegue ajudar o lead a seguir pelo funil de compras com os gatilhos que são mais adequados para aquele momento no qual ele se encontra.